Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de tamanho no acoplamento magnetoelétrico em materiais multiferróicos compósitos nanoestruturados

Processo: 10/07518-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Ducinei Garcia
Beneficiário:Fabio Luis Zabotto
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/04025-0 - Materiais multifuncionais multiferróicos nanoestruturados: síntese, propriedades, fenomenologia e aplicações, AP.TEM

Resumo

Há dois anos foram observados os primeiros indícios do acoplamento magnetoelétrico intrínseco em compósitos preparados na forma de filmes finos, trazendo questões sobre a influência do fator escala para a observação dessa natureza nesses materiais. Assim, estudos sistemáticos sobre o efeito de tamanho e dimensionalidade nas propriedades passam a ser estratégicos para o entendimento fenomenológico do acoplamento magnetoelétrico em tais materiais. Portanto, propõe-se neste projeto a investigação do efeito de tamanho na resposta magnetoelétrica de materiais compósitos multiferróicos. Os materiais a serem analisados serão baseados em compósitos ferroelétrico-ferrita, com conectividade 0-3, com tamanho de grãos das fases constituintes variando de escala (da micro para a nanométrica). Os pós de cada fase serão obtidos por diferentes técnicas de preparação (micromoagem, moagem de alta energia, mecano-síntese, etc.) na intenção de se obter partículas em distribuição granulométrica adequada ao processamento de corpos cerâmicos com a microestrutura desejada. Por sua vez, o controle microestrutural (combinando altas taxas de densificação com o tamanho de grãos desejado) dos corpos cerâmicos será realizado a partir de sinterização assistida por pressão (tais como prensagem a quente ou "spark plasma"). Técnicas alternativas para a síntese de pós-finos (tais como combustão ou rotas químicas) e de processamento de corpos cerâmicos (tais como sinterização por micro-ondas) serão realizados em colaboração com outros grupos de pesquisa. A influência do fator dimensionalidade para a observação do efeito de acoplamento intrínseco em compósitos também poderá ser analisada no caso da investigação de filmes finos compósitos magnetoelétricos, a serem preparados por pesquisadores do GCFerr-UFSCar, a partir de técnicas de deposição física e/ou química. A resposta magnetoelétrica de todos os materiais será analisada quanto aos fatores como dependência com tamanho de grão (e/ou dimensionalidade), sendo os resultados confrontados com modelos correntes ou de novos modelos fenomenológicos que representem a resposta observada. Vale ressaltar que o proponente já possui experiência na área de materiais compósitos magnetoelétricos, e estará desenvolvendo o trabalho em um grupo de pesquisa consolidado na área de materiais multifuncionais. Este projeto também apoiará a implantação de uma infraestrutura básica para a caracterização magnetoelétrica, assim como no apoio à formação de recursos humanos para esta área estratégica de materiais. Será realizado em colaboração com outros grupos de pesquisas, tanto pertencentes ao projeto temático, ao qual está vinculado, como com outros grupos nacionais e internacionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZABOTTO, F. L.; GUALDI, A. J.; DE CAMARGO, P. C.; DE OLIVEIRA, A. J. A.; EIRAS, J. A.; GARCIA, D. Grain coarsening and its effects on the properties of magnetoelectric 0.675(Pb(Mg1/3Nb2/3)O-3)-0.325PbTiO(2)/CoFe2O4 particulate composites. Journal of Alloys and Compounds, v. 676, p. 80-85, AUG 15 2016. Citações Web of Science: 8.
GUALDI, A. J.; ZABOTTO, F. L.; GARCIA, D.; BHALLA, A.; GUO, R.; DE CAMARGO, P. C.; DE OLIVEIRA, A. J. A. Understanding the dynamic magnetization process for the magnetoelectric effect in multiferroic composites. Journal of Applied Physics, v. 119, n. 12 MAR 28 2016. Citações Web of Science: 2.
ZABOTTO, F. L.; PARANHOS, RAFAEL R. G.; JAIN, MENKA; GUALDI, A. J.; OLIVEIRA, A. J. A.; EIRAS, J. A.; GARCIA, D. Relationship between the ferromagnetic phase and the magnetoelectric coupling in hot pressed Pb(Mg1/3Nb2/3)O-3-PbTiO3 based particulate composites. Integrated Ferroelectrics, v. 174, n. 1, SI, p. 121-131, 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.