Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A persistência da noção de ato inseguro e a construção da culpa: os discursos sobre os acidentes de trabalho em uma indústria metalúrgica

Texto completo
Autor(es):
Fábio de Oliveira [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Psicologia
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Saúde Ocupacional; v. 32, n. 115, p. 19-27, 2007-06-00.
Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Assunto(s):Acidentes de trabalho
Resumo

Acidentes de trabalho (ATs) são conseqüências das formas pelas quais as sociedades produzem suas condições de existência e constituem-se como objetos sociais a partir de construções teórico-práticas. Tem-se constatado a existência de concepções calcadas em fatores pessoais ou psicológicos que responsabilizam os trabalhadores pelos ATs. Investigou-se a presença dessas concepções nas práticas discursivas de trabalhadores, procurando identificar os repertórios interpretativos e seus aspectos retóricos e argumentativos via análise de discurso. Realizou-se estudo de caso de empresa metalúrgica com base em observações, conversas informais, levantamento de documentos e entrevistas confrontativas com 20 operários. Constatou-se a presença marcante, nos modos de compreensão dos ATs, da Teoria dos Dominós e a predominância das explicações pelos atos inseguros, sustentadas pela naturalização dos riscos e por práticas institucionalizadas de difusão. No entanto, a construção discursiva dos ATs acontece de maneira dilemática, existindo contradições entre os diferentes repertórios interpretativos e a presença de eventos desnaturalizadores que produzem rupturas semânticas e manifestações de resistência. Assim, a pesquisa revelou aspectos polissêmicos e retóricos das práticas discursivas que atribuem significados aos ATs. (AU)

Processo FAPESP: 95/01718-2 - A construção social dos discursos sobre o acidente de trabalho
Beneficiário:Fábio de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado