Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Resposta da caramboleira à calagem

Texto completo
Autor(es):
William Natale [1] ; Renato de Mello Prado [2] ; Danilo Eduardo Rozane [3] ; Liliane Maria Romualdo [4] ; Henrique Antunes de Souza [5] ; Amanda Hernandes [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Unesp. FCAV. Departamento de Solos e Adubos
[2] Unesp. FCAV. Departamento de Solos e Adubos
[3] Unesp. FCAV
[4] Unesp. FCAV
[5] Unesp. FCAV
[6] Unesp. FCAV
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 30, n. 4, p. 1136-1145, 2008-12-00.
Resumo

A correção da acidez superficial e subsuperficial do solo, em especial para culturas perenes, é fundamental para garantir o rápido estabelecimento do pomar e a precocidade da produção de frutos. O presente trabalho objetivou avaliar os efeitos da calagem na implantação e formação de um pomar de caramboleiras (Averrhoa carambola) e seus reflexos no solo, na planta, na produção de frutos, bem como determinar a duração do efeito residual da aplicação inicial do calcário. O experimento foi realizado na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, São Paulo, em um Latossolo Vermelho distrófico (V inicial = 26% na camada de 0-20cm), no período de agosto/1999 a julho/2006. As doses de calcário empregadas foram: 0; 1,85; 3,71; 5,56 e 7,41 t ha-1. Durante 78 meses após a aplicação do corretivo, foram realizadas análises químicas de solo, bem como a avaliação do estado nutricional e da produção de frutos durante cinco safras agrícolas. A calagem proporcionou melhoria das características químicas do solo, elevando o pH, Ca, Mg, V% e diminuindo o H+Al, até 60 cm de profundidade. Os teores foliares de Ca e Mg aumentaram, correlacionando-se positivamente com a produção de frutos. A maior produção acumulada de carambolas esteve associada à saturação por bases de 40 e 53% na linha e na entrelinha do pomar de caramboleiras, respectivamente. (AU)

Processo FAPESP: 99/08020-1 - Implantação de pomar de fruteiras tropicais sob diferentes níveis de calagem
Beneficiário:William Natale
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular