Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aumento da aeração nasal após remoção de hábitos de sucção e terapia miofuncional

Texto completo
Autor(es):
Viviane Veroni Degan ; Regina Maria Puppin-Rontani [2]
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 9, n. 1, p. 55-60, 2007-03-00.
Resumo

OBJETIVO: avaliar os efeitos da associação entre a remoção de hábitos de sucção e a Terapia Miofuncional Orofacial na ampliação da aeração nasal. MÉTODOS: vinte crianças na faixa de etária de quatro anos a quatro anos e oito meses foram distribuídas em dois grupos denominados de: Grupo REM (submetido apenas à remoção de hábitos) e Grupo TMF (submetido à remoção de hábitos e posteriormente à Terapia Miofuncional Orofacial). O fluxo de ar expirado pelas narinas foi registrado por meio do espelho nasal milimetrado de Altmann e quantificado em papel milimetrado denominado de Bloco de Referência do Espelho de Altmann. Os exames foram realizados em três momentos (pré-tratamento, 60 e 180 dias após). Os resultados foram submetidos à análise estatística, utilizando-se Test t para duas amostras independentes e para dados pareados, considerando nível de significância valores p<0,05. RESULTADOS: pode-se observar que as médias obtidas da quantificação da aeração nasal após os tratamentos foram significativamente maiores no Grupo TMF que no Grupo REM (p< 0,0001). CONCLUSÃO: houve aumento da aeração nasal e conseqüentemente melhora da função respiratória nasal, utilizando a Terapia Miofuncional Orofacial após remoção de hábitos de sucção em crianças na faixa etária de quatro anos. (AU)

Processo FAPESP: 99/12166-1 - Influência da terapia miofuncional nas alterações oclusais, musculares e funcionais, após a remoção de hábitos de sucção
Beneficiário:Viviane Veroni Degan
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado