Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O comportamento de beber entre dependentes de álcool: estudo de seguimento

Texto completo
Autor(es):
Andrezza Fontes ; Neliana Buzi Figlie [2] ; Ronaldo Laranjeira
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY; v. 33, n. 6, p. 304-312, 2006-00-00.
Resumo

CONTEXTO: Dependentes de álcool que procuram tratamento especializado apresentam sucesso modesto nos programas de tratamento. Dependentes de álcool com doenças gastrointestinais demonstram pior prognóstico e taxa de mortalidade aumentada quando comparados a pacientes da gastroenterologia que não consomem álcool e com a população geral. OBJETIVO: Apresentar os resultados de um estudo que visou a verificar o que aconteceu com dependentes de álcool após a procura de tratamento em dois ambulatórios. MÉTODOS: Estudo de seguimento com 228 dependentes de álcool (114 do ambulatório especializado no tratamento do alcoolismo e 114 do ambulatório de gastroenterologia, ambos do Hospital São Paulo da Unifesp). RESULTADOS: Foi encontrado alto índice de mortalidade da amostra (15%; n = 34), destes, 70,5% (n = 24) eram da gastroenterologia. Os pacientes do ambulatório especializado no tratamento do alcoolismo, mais jovens, apresentaram dependência de álcool mais grave e sofreram mais problemas conseqüentes do hábito de beber nos aspectos emocionais e de saúde mental. No grupo da gastroenterologia, ocorreu diminuição da dor, mas, em contrapartida, diminuição na qualidade dos aspectos sociais. CONCLUSÃO: Verificou-se a necessidade de constante adequação das intervenções às necessidades dos dependentes de álcool, de implantação de novas abordagens de tratamento com o intuito de melhorar a efetividade e de intervenções psicossociais que visem ao consumo de bebidas no ambulatório de gastroenterologia. (AU)

Processo FAPESP: 00/04968-0 - Estudo de seguimento sobre motivação entre alcoolistas que aderiram e não aderiram ao tratamento
Beneficiário:Ronaldo Laranjeira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular