Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação in vitro da microinfiltração marginal em restaurações de amálgama associadas a adesivo dentinário, cimento de ionômero de vidro e verniz cavitário, utilizando diferentes métodos de avaliação

Texto completo
Autor(es):
Adriano Tomio Hoshi [1] ; Salete Moura Bonifácio da Silva [2] ; Aymar Pavarini [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNIOESTE. Department of Pediatric Dentistry
[2] USP. Bauru Dental School. Department of Pediatric Dentistry
[3] USP. Bauru Dental School. Department of Pediatric Dentistry
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Journal of Applied Oral Science; v. 13, n. 1, p. 10-14, 2005-03-00.
Resumo

Este trabalho avaliou, in vitro, a microinfiltração marginal de restaurações de amálgama associadas ao verniz cavitário Copalite - Cooley & Cooley (GI - CP), ao adesivo dentinário OptiBond Solo - Kerr (GII - OS) e ao CIV Vitremer - 3M (GIII - VT). Foram utilizados 45 pré-molares que receberam preparos cavitários independentes classe II nas faces mesial e distal, envolvendo as cristas marginais. Todas as cavidades foram restauradas com a liga Dispersalloy - Dentsply. Posteriormente, os dentes sofreram termociclagem e foram armazenados em solução de fucsina básica a 0,5% por 24 horas. As avaliações foram realizadas através de um microscópio óptico com aumento de 150 vezes e no software Sigma Scan, utilizando linha única e linhas segmentadas. A análise dos dados obtidos permitiu constatar que nenhum dos materiais foi capaz de eliminar a microinfiltração marginal, sendo que o GI - CP apresentou valores maiores e estatisticamente significantes (p<0,05) em relação aos demais grupos em todos os métodos de avaliação. Os menores valores foram obtidos pelo GIII - VT, porém sem diferença estatisticamente significante quando comparado ao GII - OS, exceto pela avaliação no Sigma Scan em linha única. Os três métodos de avaliação de medidas lineares empregados mostraram ter uma forte correlação positiva entre si. (AU)

Processo FAPESP: 98/06794-7 - Avaliacao "in vitro" da microinfiltracao marginal de restauracoes de amalgama classe ii associadas a adesivo dentinario, cimento de ionomero de vidro e verniz cavitario.
Beneficiário:Adriano Tomio Hoshi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado