Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Revisão, análise cladística e biogeografia de Coccoderus Buquet (Coleoptera, Cerambycidae)

Texto completo
Autor(es):
Marcela L. Monné [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Museu de Zoologia - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Entomologia; v. 49, n. 3, p. 369-391, 2005-09-00.
Resumo

A revisão do gênero sul-americano Coccoderus é apresentada. Dez espécies são reconhecidas, das quais C. sexguttatus, considerada sinônimo de C. amazonicus, é revalidada. São fornecidas chave de identificação e ilustrações das espécies. A análise cladística, com 31 caracteres morfológicos e 12 táxons, resultou em dois cladogramas igualmente mais parcimoniosos e em ambos a monofilia de Coccoderus é suportada por cinco sinapomorfias. São incluídos notas sobre biogeografia e mapas de distribuição. Sete espécies ocorrem em simpatria no Cerrado, das quais duas espécies também ocorrem na Floresta Amazônica e duas na Mata Atlântica. Duas espécies ocorrem apenas na Floresta Amazônica e uma espécie nas matas orientais das encostas dos Andes. (AU)

Processo FAPESP: 03/03477-0 - Sistematica da tribo torneutini thomson, 1860 (coleoptera, cerambycidae, cerambycinae, trachyderoinia).
Beneficiário:Ubirajara Ribeiro Martins de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 03/00511-3 - Sistemática da tribo Torneutini Thomson, 1860 (Coleoptera, Cerambycidae, Cerambycinae, Trachyderoinia)
Beneficiário:Marcela Laura Monné Freire
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado