Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito residual da escória de siderurgia como corretivo de acidez do solo na soqueira de cana-de-açúcar

Texto completo
Autor(es):
R. M. Prado [1] ; F. M. Fernandes [2] ; W. Natale [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Solos e Adubos
[2] UNESP. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Fitossanidade
[3] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Solos e Adubos
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ciência do Solo; v. 27, n. 2, p. 287-296, 2003-04-00.
Resumo

A escória de siderurgia, como material corretivo e efeito residual prolongado, pode beneficiar culturas de ciclo longo, a exemplo da cana-de-açúcar, minimizando a queda de produção ao longo do ciclo produtivo. Este trabalho objetivou avaliar diferentes níveis de saturação por bases, utilizando, como corretivo do solo, a escória de siderurgia, comparando-a com calcário calcítico, nas alterações de alguns atributos químicos do solo, bem como na resposta da soqueira da cana-de-açúcar. Para isto, realizou-se um experimento com a variedade SP 80-1842, durante o terceiro e o quarto corte, nos anos agrícolas 2000/01 e 2001/02. Os tratamentos, dispostos em blocos casualizados, em esquema fatorial com quatro repetições, constaram de duas fontes de corretivos, calcário calcítico e escória de siderurgia, e quatro níveis de correção, estimados pelo método da saturação por bases (V %): testemunha (sem correção) e com correção para V % de 50; 75 e 100, tendo sido tais corretivos aplicados na época do plantio da cana-de-açúcar. O calcário calcítico e a escória de siderurgia promoveram efeito residual benéfico, após 48 meses da aplicação, na correção da acidez do solo e na elevação do valor da saturação por bases; a maior dose de calcário causou efeito depressivo no perfilhamento, no número de colmos industrializáveis e na produção da cana-de-açúcar, fato não observado com uso da escória de siderurgia; a aplicação da escória de siderurgia e do calcário, em pré-plantio, promoveu efeito residual positivo na produção da soqueira de cana-de-açúcar. (AU)

Processo FAPESP: 97/05888-5 - Resposta da cultura da cana-de-acucar a aplicacao de escoria silicatada como corretivo de acidez.
Beneficiário:Renato de Mello Prado
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado