Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Acúmulo e exportação de macronutrientes pelo híbrido de melancia Tide

Texto completo
Autor(es):
Leilson Costa Grangeiro [1] ; Arthur Bernardes Cecílio Filho [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Produção Vegetal
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Produção Vegetal
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Horticultura Brasileira; v. 22, n. 1, p. 93-97, 2004-03-00.
Resumo

O objetivo do presente trabalho foi determinar o acúmulo e exportação de macronutrientes pela cultura da melancia, híbrido Tide. O experimento foi conduzido no município de Borborema - SP. As amostragens de plantas foram realizadas aos 15, 30, 45, 60 e 75 dias após transplantio (DAT), para determinação da massa seca e do acúmulo e exportação dos nutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S). O acúmulo de massa seca foi lento até os 30 DAT, intensificando-se a partir deste período e atingindo, no final do ciclo, a contribuição média da parte vegetativa de 31% e dos frutos de 69%. Até 30 DAT, o acúmulo de nutrientes também foi pequeno, não ultrapassando 2% do total. Com a frutificação, houve forte incremento na quantidade de nutrientes acumulados. O período de maior demanda para N, Ca e Mg foi de 45 a 60 DAT e para P, K e S de 60 a 75 DAT. Do total acumulado, a parte vegetativa foi responsável por 29,6% e os frutos com 70,4%. A ordem decrescente dos nutrientes acumulados pela cultura foi: K>N>Ca>Mg>P>S. Para a produtividade alcançada de 40 t ha-1 observou-se a seguinte exportação de nutrientes pelos frutos: 106,4 kg ha-1 de N, 11,1 kg ha-1 de P, 118,0 kg ha-1 de K, 4,3 kg ha-1 de Ca, 6,8 kg ha-1 de Mg e 6,0 kg ha-1 de S. (AU)

Processo FAPESP: 00/01797-0 - Produtividade da cultura da melancia e qualidade de seus frutos, segundo dose e fonte de potássio, em duas épocas de plantio
Beneficiário:Arthur Bernardes Cecílio Filho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular