Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Teores de silício no solo e na planta de arroz de terras altas com diferentes doses de adubação silicatada e nitrogenada

Texto completo
Autor(es):
M. Mauad [1] ; H. Grassi Filho [2] ; C. A. C. Crusciol [3] ; J. C. Corrêa [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Produção Vegetal
[2] UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Recursos Naturais
[3] UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Produção Vegetal
[4] UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Produção Vegetal
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ciência do Solo; v. 27, n. 5, p. 867-873, 2003-10-00.
Resumo

O Si não é elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas, porém sua absorção pode trazer inúmeros benefícios para culturas acumuladoras de Si, como o arroz. Entretanto, considerando o avançado grau de intemperização em que se encontram os solos tropicais, os teores de Si disponível nestes solos são baixos. O objetivo deste trabalho foi avaliar, na cultura do arroz de terras altas sob condições de túnel plástico, o efeito de doses de Si e de N na produção de matéria seca, na produtividade de grãos, no teor de N, nos teores de Si no solo e na planta e na quantidade de Si extraído do solo. Os tratamentos foram constituídos por três doses de N (5, 75 e 150 mg kg-1 de N), tendo como fonte a uréia e quatro doses de Si (0, 200, 400 e 600 mg kg-1 de SiO2) tendo como fonte o silicato de cálcio (Wollastonita). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com esquema fatorial 3 x 4, com cinco repetições. O acúmulo de matéria seca, a produtividade de grãos e os teores de N na planta não foram influenciados pelas doses de Si. O incremento da adubação nitrogenada aumentou a produção de matéria seca, a produtividade de grãos e o teor de N na planta, porém nenhum efeito foi encontrado para os teores de Si no solo. Houve interação N x Si para os teores de Si na planta e para a quantidade de Si acumulado pelas plantas. (AU)

Processo FAPESP: 99/08300-4 - Desenvolvimento e produção de plantas de arroz sob a ação de silício e nitrogênio
Beneficiário:Munir Mauad
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado