Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Reversão sexual de rã-touro (Rana catesbeiana) com hormônio masculinizante misturado à ração de girinos

Texto completo
Autor(es):
Claudio Angelo Agostinho [1] ; Irani Quagio Grassiotto [2] ; Francisco Stefano Wechsler [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. FMVZ. DPEA
[2] Universidade Estadual Paulista. IB. Departamento de Morfologia
[3] Universidade Estadual Paulista. FMVZ. DPEA
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE; v. 30, n. 3, p. 911-915, 2001-06-00.
Resumo

Este trabalho consistiu em testar a eficiência de um hormônio masculinizante (17beta-hidróxi-17-metil-andróxi-4-en-3-ona) na reversão sexual de girinos de rã-touro (Rana catesbeiana). Foram usados 352 girinos com dois a três meses de idade, nos estádios 30 a 36, para testar quatro níveis de hormônio na ração (0, 30, 60 e 90 mig/g) por 45 dias. Após a metamorfose, 167 imagos foram sacrificados e 185 imagos foram criados até a idade de quatro meses e, então, sacrificados. As análises macroscópicas das gônadas e das características sexuais secundárias confirmaram a masculinização nos tratamentos com hormônio. Muitos ovócitos foram observados nos testículos dos imagos revertidos (ovotestis); entretanto, quatro meses após a metamorfose, os ovotestis ocorreram esporadicamente. Concluiu-se que, após a metamorfose, iniciou-se um processo de reabsorção dos ovócitos nos imagos revertidos, culminando com a quase total reabsorção dos ovócitos no quarto mês de idade. (AU)

Processo FAPESP: 96/03405-4 - Estimativa de parâmetros genéticos de características de produção, em rã touro Rana catesbeiana
Beneficiário:Claudio Angelo Agostinho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular