Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Resistência à mancha preta dos citros avaliada por curvas de progresso da doença

Texto completo
Autor(es):
Marcel B. Spósito [1] ; Renato B. Bassanezi [2] ; Lilian Amorim [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Fundecitrus. Departamento Científico
[2] Fundecitrus. Departamento Científico
[3] USP. Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz'. Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Fitopatologia Brasileira; v. 29, n. 5, p. 532-537, 2004-10-00.
Resumo

A mancha preta dos citros (Citrus spp.), causada por Guignardia citricarpa, vem causando sérios prejuízos à citricultura paulista. O parque citrícola está alicerçado em praticamente quatro variedades de copa de laranja doce (Citrus sinensis): 'Hamlin', 'Pera', 'Valência' e 'Natal'. A literatura cita as variedades tardias ('Valência' e 'Natal') como as mais suscetíveis, em razão da elevada severidade da doença nos frutos dessas variedades por ocasião da colheita, mas não há informações sobre o progresso temporal da doença no campo. A resistência das variedades 'Hamlin' (precoce), 'Pera' (meia estação) e 'Valência' (tardia) à mancha preta dos citros foi avaliada em pomar comercial, sob infecção natural. Avaliaram-se a severidade e a incidência da doença em 100 frutos de 100 plantas de cada variedade, a cada 15 dias, desde a primeira observação dos sintomas no campo até o momento da colheita. O modelo monomolecular foi ajustado às curvas de progresso da incidência e da severidade da doença para as três variedades. As três variedades apresentaram a mesma taxa de progresso da doença (r). Concluiu-se que as variedades 'Hamlin', 'Pera' e 'Valência' possuem o mesmo nível de suscetibilidade à mancha preta dos citros. (AU)

Processo FAPESP: 01/05508-5 - Epidemiologia da mancha preta dos citros: uma abordagem sistêmica
Beneficiário:Lilian Amorim
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular