Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desova e cuidado parental em Hoplias malabaricus (Teleostei, Characiformes, Erythrinidae) no Pantanal Sul, Brasil

Texto completo
Autor(es):
C. P. A. Prado ; L. M. Gomiero [2] ; O. Froehlich [3]
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 66, p. 697-702, 2006-05-00.
Resumo

No presente estudo, descrevemos os comportamentos de desova e cuidado parental para um membro da referida família, Hoplias malabaricus, os quais foram observados no Pantanal sul (19° 34' S e 57° 00' W), Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. As desovas foram observadas no início da cheia, depositadas em ninhos construídos em substrato arenoso em áreas alagadas. As desovas continham, em média, 8.197 ± 2.204 ovos (N = 4); o diâmetro médio dos ovos foi de 1,44 ± 0,09 mm (N = 400). Entre 11 ninhos observados, oito foram guardados por machos e em três observamos o casal. Um macho permaneceu no ninho por seis dias, e dois casais foram observados por três dias no ninho até serem capturados. As fêmeas (N = 2) capturadas nos ninhos continham óvulos nos ovários. O cuidado parental em Hoplias malabaricus é normalmente exercido pelos machos, mas nossas observações sugerem que o cuidado biparental pode ocorrer de forma facultativa. (AU)

Processo FAPESP: 04/00709-0 - Variabilidade genética e fenotípica de duas espécies de anuros neotropicais de área aberta
Beneficiário:Cynthia Peralta de Almeida Prado
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 01/13341-3 - Diversidade de anfíbios anuros do estado de São Paulo
Beneficiário:Célio Fernando Baptista Haddad
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático