Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Biologia de Anticarsia gemmatalis em genótipos de soja com diferentes graus de resistência a insetos

Texto completo
Autor(es):
Cristina Gomes Quevedo Fugi [1] ; André Luiz Lourenção [2] ; José Roberto Postali Parra [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Agronômico - Brasil
[2] Instituto Agronômico - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Scientia Agricola; v. 62, n. 1, p. 31-35, 2005-01-00.
Resumo

O conhecimento do tipo de resistência presente em genótipos pode dinamizar programas de melhoramento que tenham essa finalidade. Assim, estudaram-se aspectos biológicos de Anticarsia gemmatalis Hübner (Lepidoptera: Noctuidae) em folhas de quatro genótipos de soja, sendo três com diferentes níveis de resistência e um suscetível a insetos. Avaliaram-se os cultivares IAC 17 e IAC 24, portadores de resistência a desfolhadores e sugadores, a linhagem PI 229358, progenitora de diversas linhagens resistentes a A. gemmatalis, e 'IAC PL-1' padrão de suscetibilidade. Os experimentos foram conduzidos em laboratório, sob condições controladas de temperatura (25 ± 2ºC), umidade relativa (60 ± 10%), e fotofase (14h). Larvas de primeiro ínstar foram acondicionadas em placas de Petri e alimentadas com folhas de cada um dos genótipos, retiradas de plantas nos estádios R1 e R2 (início e pleno florescimento). Posteriormente, casais foram mantidos em 25 gaiolas (tubo de PVC) para avaliar parâmetros da fase adulta. 'IAC 17' e 'IAC 24' proporcionaram baixa viabilidade das fases larval, pupal e de ovo, provocando deformação de adultos e diminuição do número de ovos por fêmea. PI 229358 alongou a fase imatura e reduziu o peso de pupas, viabilidade de ovos, e longevidade de adultos. Considerando-se todos os testes, os cultivares 'IAC 17' e 'IAC 24' ficam caracterizados como portadoras de resistência do tipo antibiose, e 'IAC PL-1' demonstra ser um genótipo adequado ao desenvolvimento do inseto. (AU)

Processo FAPESP: 01/12395-2 - Aspectos biologicos de anticarsia gemmatalis hubner em genotipos de soja com diferentes graus de resistencia a insetos.
Beneficiário:Cristina Gomes Quevedo Fugi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado