Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Substrato e solução nutritiva desenvolvidos a partir de efluente de biodigestor para cultivo do meloeiro

Texto completo
Autor(es):
Luiz V. E. Villela Jr. [1] ; Jairo A. C. de Araújo [2] ; José C. Barbosa [3] ; Luiz R.B. Perez [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. FCAV. Programa de Pós-Graduação em Produção Vegeta
[2] UNESP. DER
[3] UNESP. Depto. Ciências Exatas
[4] FATEC. Depto. de Produção Industrial
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental; v. 11, n. 2, p. 152-158, 2007-04-00.
Resumo

Buscando a sustentabilidade em uma pequena propriedade agrícola visou-se com o presente estudo, ao aproveitamento do efluente de biodigestor proveniente da fermentação anaeróbia de estrume bovino, no cultivo sem solo do meloeiro. O experimento foi conduzido em Jaboticabal, SP, Brasil, localizado na Latitude 21º 15- 22" S e Longitude 48º 18- 58" W. Cultivou-se o meloeiro (Cucumis melo L. cv. Bonus nº 2) em substrato, com semeadura realizada em outubro de 2003 e se utilizou delineamento experimental em blocos casualisados com 16 tratamentos e 5 repetições, em esquema fatorial 4 x 4 (4 substratos e 4 soluções nutritivas). Os 4 substratos se compunham de diferentes proporções da mistura entre a parte sólida do efluente de biodigestor e a areia grossa lavada; as 4 soluções nutritivas foram compostas pela parte líquida do efluente de biodigestor (biofertilizante) em substituição a adubos minerais hidrossolúveis. A adição do efluente à areia proporcionou crescimento vegetativo mais rápido, maior precocidade na colheita, frutos mais pesados e maior produtividade à cultura do meloeiro. Adubos minerais hidrossolúveis utilizados no cultivo de plantas em substrato podem ser parcialmente substituídos pelo biofertilizante estudado. (AU)

Processo FAPESP: 02/08387-7 - Utilizacao do efluente de biodigestor como substrato e solucao nutritiva para o cultivo hidroponico do meloeiro.
Beneficiário:Jairo Augusto Campos de Araújo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular