Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Dinâmica populacional sazonal em Lucilia eximia (Wiedemann) (Diptera: Calliphoridae)

Texto completo
Autor(es):
Juliana Z. Gião [1] ; Wesley A.C. Godoy [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. IB. Depto. Parasitologia
[2] UNESP. IB. Depto. Parasitologia
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Neotropical Entomology; v. 35, n. 6, p. 753-756, 2006-12-00.
Resumo

Neste estudo variações sazonais da fecundidade, tamanhos de asa e tíbia foram investigadas em populações naturais de Lucilia eximia (Wiedemann), na tentativa de determinar as alterações bionômicas da espécie, associadas à sazonalidade. Exemplares de L. eximia foram coletados mensalmente em Botucatu, SP, durante dois anos e as fêmeas adultas dissecadas para estimar a fecundidade. O tamanho do corpo foi estimado por medições de asa e tíbia. A fecundidade e o tamanho do corpo foram analisados sazonalmente. Uma trajetória temporal relativamente constante foi encontrada para fecundidade e tamanhos de asa e tíbia durante os 24 meses de estudo. Fortes correlações positivas entre tamanhos de asa e tíbia, fecundidade e tamanho de asa e fecundidade e tamanho de tíbia foram observadas. A manutenção dos valores estáveis em L. eximia indica que a espécie sofreu pouca influência sazonal durante o período analisado. Esse resultado confirma o perfil demográfico e bionômico estável da espécie a despeito das variações climáticas sazonais observadas na área de estudo. (AU)

Processo FAPESP: 01/02667-5 - Sazonalidade, demografia e caracteristicas biologicas em populacoes naturais de "phaenicia eximia" (diptera: calliphoridae).
Beneficiário:Juliana Zibordi Gião
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica