Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise da hemorragia no parto vaginal pelos índices de eritrócitos e hematócrito

Texto completo
Autor(es):
Gabrielloni, Maria Cristina [1] ; Armellini, Claudia Junqueira [2] ; Barbieri, Marcia [1] ; Schirmer, Janine [1]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo - Brazil
[2] Univ Fed Rio Grande do Sul, Escola Enfermagem, Porto Alegre, RS - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Paulista de Enfermagem; v. 27, n. 2, p. 186-193, 2014.
Citações Web of Science: 0
Resumo

Objetivo: Analisar a hemorragia no parto vaginal através dos índices de eritrócitos e hematócrito. Métodos: Estudo transversal realizado em 328 partos vaginais divididos em: espontâneo, com e sem episiotomia, e parto fórceps. A amostragem foi aleatória estratificada por tipo de parto vaginal. Os dados foram coletados na internação para o parto, na alta hospitalar e no retorno puerperal. Resultados: Foram estudados 122 (37,2%) partos sem episiotomia, 147 (44,8%) com episiotomia e 59 (18,0%) com uso de fórceps e episiotomia. O valor individual de hemoglobina, entre a internação para o parto e a alta hospitalar variou de -5,9 g/dl a 0,7 g/dl.A redução da hemoglobina foi significativamente maior no parto fórceps comparado aos partos espontâneos, com e sem episiotomia, p=0,0133 e p<0,0001, respectivamente. No parto fórceps a hemorragia é maior quando comparada aos outros tipos de parto. Conclusão: A análise da hemorragia no parto vaginal através dos índices de eritrócitos e hematócrito evidenciou que há variação nos três tipos de parto vaginal estudados, sendo a hemorragia maior no parto fórceps e menor no parto vaginal espontâneo. No puerpério, nos casos de partos fórceps estes índices mantiveram-se inferiores aos da internação. (AU)

Processo FAPESP: 07/04350-5 - Efeito do parto vaginal sobre a perda hemática em primíparas assistidas em centro de parto intra-hospitalar
Beneficiário:Janine Schirmer
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular