Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Impacto da analises enriquecidas sobre previsões numéricas sobre o sudeste da América do Sul durante o SALLJEX

Texto completo
Autor(es):
Yanina García Skabar ; Matilde Nicolini
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Meteorologia; v. 29, n. 3, p. 315-330, 2014-09-00.
Resumo

Durante a temporada quente de 2002-2003 foi realizado o South American Low-Level Jet Experiment (SALLJEX) no sudeste da América do Sul. Aproveitando-se da base de dados única coletados na região, um conjunto de análises foi gerado para o período SALLJEX, assimilando todos os dados disponíveis. A resolução espacial e temporal deste novo conjunto de análises é maior do que a das análises disponíveis até hoje para o sudeste da América do Sul. O objetivo deste trabalho é determinar o impacto de assimilação de dados em campos iniciais das previsões de mesoescala na região, utilizando o Brazilian Regional Atmospheric Modeling System (BRAMS), com ênfase particular na estrutura do Jato em Baixos Níveis na América do Sul (LLJSA) e nas previsões de precipitação. Para a maioria das variáveis, o efeito de utilizar as análises numéricas com dados assimilados nos campos iniciais é positivo nas previsões de curto prazo. Esse efeito é maior nas variáveis de vento, porém não é significativo nas previsões superiores a 24 horas. Em particular, a assimilação de dados não melhora as previsões de 24 horas da precipitação acumulada, mas tem pequenos efeitos positivos na precipitação acumulada entre 6 e 12 horas de previsão. Como o foco principal é a representação do LLJSA, o efeito de assimilação de dados na sua previsão foi explorado. Os resultados mostram que LLJSA é bastante previsível, entretanto quando dados observados adicionais são assimilados, o impacto é pequeno na previsão durante o tempo de integração e na previsão da intensidade do LLJSA. A intensidade do LLJSA é subestimada independente da assimilação de dados. No entanto, o erro quadrático médio (RMSE) e os valores do Viés revelam os efeitos positivos da assimilação de dados até 18 horas de previsão, com maior impacto perto de topografia. (AU)

Processo FAPESP: 01/13816-1 - Componente brasileiro do experimento de campo do jato de baixos níveis a leste dos Andes: interações em meso e grande entre as bacias Amazônica e do Prata
Beneficiário:Jose Antonio Marengo Orsini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático