Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sensores de estado sólido para determinações de contaminantes inorgânicos em níveis de traços

Processo: 05/00453-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Ernesto Chaves Pereira de Souza
Beneficiário:Sherlan Guimarães Lemos
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros condutores   Quimiometria   Monitoramento ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Fluxo | Analise De Traco | Monitoramento Ambiental | Polimeros Condutores | Quimiometria | Sensores Potenciometricos | Polímeros, Aplicações

Resumo

Durante os últimos anos, o estudo dos limites de detecção e a seletividade dos eletrodos seletivos a íons (ESI) de membranas poliméricas têm sofrido consideráveis avanços, de modo que a potenciometria aplicada à análise de traços alcançou uma performance comparável aos métodos analíticos mais avançados. Os limites de detecção em torno de concentrações nanomolares são resultados obtidos, dentre outras estratégias, através da manutenção constante da baixa atividade do íon primário na solução de referência interna. Entretanto, o arranjo tradicional com solução interna é desvantajoso, sendo importante a obtenção de sensores confiáveis, de fácil fabricação e que trabalhem em qualquer condição analítica. Os sensores íon-seletivos de estado sólido são alvo de especial interesse no campo da potenciometria uma vez que estão livres de tais limitações. A característica básica dessa configuração é a presença de um transdutor sólido, em substituição à fase intermediária líquida de eletrólito. Nesse sentido, a utilização de novos materiais como os polímeros condutores têm se tornado um componente muito útil na construção de sensores de estado sólido devido ao caráter misto de condutividade iônica e eletrônica. Recentes pesquisas apontam que o limite de detecção desse tipo de sensor também pode ser diminuído a níveis de concentrações-traço (g kg-1). O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento e avaliação de sensores potenciométricos de estado sólido utilizando novos materiais tais como polímeros condutores, atuando como transdutor ou como matriz do elemento de reconhecimento, buscando a detecção de baixas concentrações. As atividades previstas para a execução do projeto visam também o desenvolvimento de metodologias analíticas de baixo custo, empregando os sensores desenvolvidos em sistemas de análise em fluxo para o monitoramento de parâmetros de interesse ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTOVAN, FERNANDO H.; LEMOS, SHERLAN G.; SANTOS, JANAINA S.; TRIVINHO-STRIXINO, FRANCISCO; PEREIRA, ERNESTO C.; MATTOSO, LUIZ H. C.; KULKARNI, RASHMI; MANOHAR, SANJEEV K.. Evaluation of the aniline chemical oxidation process using multiple simultaneous electrochemical responses. Electrochimica Acta, v. 55, n. 12, p. 3974-3978, . (05/00453-9, 03/09933-8)
CRISTOVAN, FERNANDO H.; LEMOS, SHERLAN G.; PEREIRA, ERNESTO C.. Systematic Evaluation of the Preparation of Conducting PANI/ABS Blends. Journal of Applied Polymer Science, v. 116, n. 2, p. 825-831, . (05/59992-6, 05/00453-9, 04/04869-2, 03/09933-8)