Busca avançada
Ano de início
Entree

Desinfecção de próteses dentais removíveis por energia de microondas: Efetividade e efeitos sobre a resina acrílica

Processo: 07/06482-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Plinio Mendes Senna
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Desinfecção   Resinas acrílicas   Prótese dentária   Micro-ondas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desinfecção | microondas | prótese removível | Resina acrílica | Prótese Dentária

Resumo

A candidose é a infecção oral fúngica mais comum em usuários de próteses, sendo o fungo Candida albicans apontado como principal agente etiológico. Entre as alternativas no tratamento desta patologia encontra-se a utilização de energia de microondas no processo de desinfecção da superfície de resina acrílica. Contudo a literatura descreve diversos protocolos para esta pratica, sendo restrito ainda o uso de biofilme para a real avaliação deste método. Assim, objetiva-se avaliar in vitro a padronização de um protocolo eficaz para a desinfecção de superfícies de resina acrílicas utilizadas para o crescimento e estabelecimento de biofilmes de Candida albicans. Será avaliada ainda o efeito deste protocolo sobre propriedades físicas e mecânicas da resina acrílica. Para isso, duas resinas acrílcas, uma polimerizada por energia de microondas e outra polimerizada banho de água,serão utilizadas para confeccionar corpos de prova que servirão como substratos para biofilmes de Candida albicans de 72 horas. Estes corpos de prova então serão submetidos ao processo de desinfecção por energia de microondas, com diversos tempos de irradiação, até não seja detectada a efetividade do protocolo aplicado. Será considerado efetivo o protocolo que proporcionar maior número de morte celular do biofilme. Após a determinação do protocolo de desinfecção, este será avaliado quanto a seus efeitos sobre a superfície da resina acrílica. Para isso serão avaliados as propriedades físicas e mecânicas de dureza superficial, estabilidade dimensional linear, resistência flexural e módulo de elasticidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SENNA, PLINIO M.; DA SILVA, WANDER JOSE; FAOT, FERNANDA; DEL BEL CURY, ALTAIR ANTONINHA. Microwave Disinfection: Cumulative Effect of Different Power Levels on Physical Properties of Denture Base Resins. JOURNAL OF PROSTHODONTICS-IMPLANT ESTHETIC AND RECONSTRUCTIVE DENTISTRY, v. 20, n. 8, p. 606-612, . (07/06482-6)
SENNA, PLINIO MENDES; DA SILVA, WANDER JOSE; DEL BEL CURY, ALTAIR ANTONINHA. Denture disinfection by microwave energy: influence of Candida albicans biofilm. GERODONTOLOGY, v. 29, n. 2, p. E186-E191, . (07/06482-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SENNA, Plinio Mendes. Influência da extensão da área colonizada por biofilme de Candida albicans na efetividade da desinfecção de próteses por energia de micro-ondas. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.