Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia da tribo Tapinotaspidini, e revisões dos gêneros Arhysoceble Moure, Trigonopedia Moure e Xanthopedia Michener & Moure (Hymenoptera, Apidae)

Processo: 08/00499-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Ferreira Brandão
Beneficiário:Antonio Jose Camillo de Aguiar
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biogeografia   Filogenia   Abelhas   Cerrado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abelhas solitárias | áreas abertas | Biogeografia | cerrado | Filogenia | Taxonomia | taxonomia de abelhas

Resumo

Uma grande parcela da diversidade de abelhas na região Neotropical é composta por espécies que coletam óleos florais. Estas abelhas pertencem a três tribos: Centridini, Tapinotaspidini e Tetrapediini. Dentre elas, Tapinotaspidini representa o grupo mais diverso em gêneros e hábitos biológicos. A filogenia da tribo Tapinotaspidini é de fundamental importância para delimitação e diagnose dos gêneros e para o entendimento da diferenciação dos caracteres biológicos. Análises filogenéticas prévias com dados morfológicos não apresentaram resultados conclusivos. O objetivo principal do presente projeto é a análise filogenética da tribo Tapinotaspidini com dados morfológicos e moleculares. Para a análise filogenética serão explorados os caracteres da morfologia interna e externa dos espécimes adultos e sequências dos genes 28S e fator de elongação 1-alfa (cópia F2). Serão também realizadas as revisões taxonômicas dos gêneros Arhysoceble, Trigonopedia e Xanthopedia e a análise biogeográfica das áreas abertas da América do Sul. A análise filogenética da tribo permitirá a elaboração de hipóteses de biogeografia e evolução do grupo em relação a caracteres biológicos como comportamento de nidificação, coleta de óleo e associação com parasitas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTONIO J. C. AGUIAR; GABRIEL A. R. MELO. Notas sobre fontes de óleos florais do gênero Caenonomada (Hymenoptera, Apidae, Tapinotaspidini). Revista Brasileira de Entomologia, v. 53, n. 1, p. 154-156, . (08/00499-7)
AGUIAR, ANTONIO J. C.; MELO, GABRIEL A. R.; VASCONCELOS, THAIS N. C.; GONCALVES, RODRIGO B.; GIUGLIANO, LILIAN; MARTINS, ALINE C.. Biogeography and early diversification of Tapinotaspidini oil-bees support presence of Paleocene savannas in South America. Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 143, . (08/00499-7)
AGUIAR, ANTONIO J. C.; MELO, GABRIEL A. R.. Notes on oil sources for the bee genus Caenonomada (Hymenoptera, Apidae, Tapinotaspidini). Revista Brasileira de Entomologia, v. 53, n. 1, p. 154-156, . (08/00499-7)