Busca avançada
Ano de início
Entree

Matrizes poliméricas de alta amilose e pectina reticuladas para liberação controlada de nimesulida

Processo: 08/01901-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Raul Cesar Evangelista
Beneficiário:Fernanda Mansano Carbinatto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Matrizes   Pectinas   Liberação controlada de fármacos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alta amilose | Liberação Controlada de Fármacos | matrizes | Nimesulida | pectina | Liberação controlada de fármacos

Resumo

A maioria dos medicamentos administrados pela via oral encontra-se na forma sólida e, entre eles, os comprimidos representam 80% do mercado mundial. Os sistemas de liberação controlada de fármacos (SLCF), especialmente aqueles obtidos como matrizes hidrofílicas, destacam-se pela possibilidade de incorporação de grandes quantidades de fármaco, economia e facilidade de processamento e de promoverem perfis reprodutíveis de liberação do fármaco. As propriedades dos polímeros hidrofílicos podem ser alteradas por reticulação, originando hidrogéis, os quais são intumescíveis em meios aquosos, tornando possível o eficiente controle da liberação do fármaco. Recentemente, em nossos laboratórios, a alta amilose foi reticulada com trimetafosfato de sódio (TMFS), originando sistemas sólidos não compactados que prolongaram a liberação do diclofenaco por 24 h. A pectina também pode ser reticulada pelo mesmo reagente, inclusive em misturas com a alta amilose. Entretanto, tal excipiente ainda não foi utilizado para a preparação de SLCF. Assim sendo, o objetivo deste projeto é reticular os referidos polímeros, isolados e em misturas e caracterizar extensivamente os produtos, com os quais serão preparados comprimidos matriciais contendo nimesulida, um fármaco modelo classe II (baixa solubilidade e alta permeabilidade). Os comprimidos serão caracterizados em relação às propriedades físicas e à liberação do fármaco "in vitro", sendo os mecanismos que regem a liberação analisados por modelos matemáticos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARBINATTO, FERNANDA M.; DE CASTRO, ANA DORIS; CURY, BEATRIZ S. F.; MAGALHAES, ALVICLER; EVANGELISTA, RAUL C.. Physical properties of pectin-high amylose starch mixtures cross-linked with sodium trimetaphosphate. International Journal of Pharmaceutics, v. 423, n. 2, p. 281-288, . (08/01901-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARBINATTO, Fernanda Mansano. Matrizes poliméricas reticuladas de alta amilose e pectina para liberação controlada de fármacos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara Araraquara.