Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos fatores de risco para Litíase Renal no pós-operatório tardio de cirurgia bariátrica

Processo: 08/02279-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ita Pfeferman Heilberg
Beneficiário:Leila Froeder
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia   Nefrolitíase   Hiperoxalúria   Cirurgia bariátrica   Período pós-operatório   Oxalatos   Cálcio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cirurgia bariátrica | Hiperoxalúria | Litíase renal | Nefrologia

Resumo

A cirurgia bariátrica tem sido considerada um procedimento eficaz na perda e manutenção do peso corporal e correção de anormalidades endócrinas em obesos mórbidos. Entretanto, complicações a longo-prazo das cirurgias bariátricas como o bypass gástrico incluem Osteopenia, Osteomalácia, Anemia, deficiência de vitaminas e mais recentemente, Nefrolitíase. As anormalidades urinárias que poderiam predispor à Nefrolitíase no pós-operatório tardio são a hiperoxalúria entérica, hipocitratúria, e pH ácido, evidenciadas em alguns estudos, resultantes de possível redução da ingestão de cálcio, malabsorção de gorduras ou alteração de flora intestinal reduzindo o número de bactérias degradadoras de oxalato. Os objetivos do presente projeto são o de avaliar o padrão alimentar de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica no período pós-operatório tardio, correlacionando-o com os parâmetros bioquímicos urinários relacionados ao risco de desenvolvimento de Litíase Renal. Adicionalmente, pretende-se investigar a sensibilidade dos pacientes ao oxalato dietético após teste de sobrecarga oral e também avaliar se a suplementação de cálcio é capaz de reduzir os níveis de oxalato urinário. Este tipo de abordagem ajudaria na elaboração de intervenções nutricionais no sentido da prevenção da Litíase Renal como complicação tardia da cirurgia bariátrica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, THALITA LIMA; FROEDER, LEILA; BAIA, LEANDRO DA CUNHA; HEILBERG, ITA PFEFERMAN. Bone turnover after bariatric surgery. ARCHIVES OF ENDOCRINOLOGY METABOLISM, v. 61, n. 4, p. 332-336, . (08/02279-4)