Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do Envolvimento da Via de Sinalização WNT na Fisiopatologia de Transtorno Afetivo Bipolar I

Processo: 08/06948-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Beny Lafer
Beneficiário:Hu Li Wen
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas Wnt   beta Catenina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:beta-catenina | bipolar | GSK3-beta | Wnt | Psiquiatria

Resumo

Introdução: O transtorno afetivo bipolar (TAB) é causado por meio de interação de múltiplos genes de vulnerabilidade e fatores ambientais. Recentemente, estudos com vias de sinalização intracelular têm sido bastante expressivos para a explicação da complexa neurobiologia do TAB. Uma das proteínas em destaque é o glicogênio sintase quinase 3-beta (GSK-3b), alvo direto dos fármacos como lítio e valproato, e é componente da via de sinalização intracelular de WNT (via homóloga Wingless drosófila). Vários estudos apontam esta via como elemento crucial para o desenvolvimento de sistema nervoso central. Contudo, não há estudos que avaliam conjuntamente o envolvimento das moléculas componentes da via Wnt que podem estar associadas à fisiopatologia do transtorno afetivo bipolar. Objetivo: a avaliação da influência da via WNT/ ²-catenina na fisiopatologia do transtorno afetivo bipolar por meio de marcadores periféricos. Hipóteses: 1. Portadores de TAB tipo I quando comparados com sujeitos sadios apresentarão médias de níveis protéicas mais diminuídas e elevadas nas proteínas GSK3² e ²-catenina, respectivamente. 2. Os níveis protéicos (GSK3² e ²-catenina) dos portadores de TAB tipo I estarão relacionados aos níveis séricos dos seguintes medicamentos: lítio e/ou valproato. Métodos: A amostra será composta por 60 indivíduos, 30 pacientes diagnosticados com Transtorno Bipolar I, em eutimia e 30 voluntários sadios, controlados para idade e sexo.. Diagnósticos psiquiátricos serão formulados de acordo com os critérios do DSM-IV, usando a entrevista SCID-I/P. A análise protéica será realizada por técnica de Western blotting. Análise estatística: Os grupos controle e pacientes serão comparados em relação aos níveis protéicos utilizando teste t de Student ou Mann-Whitney (de acordo com a distribuição dos dados). Além disso, para o grupo de pacientes serão considerados os níveis séricos das drogas lítio e/ou valproato como variáveis dependentes em relação aos níveis protéicos investigados no presente estudo. A influência destas nas concentrações protéicas estudadas será analisada por meio de regressão linear multivariada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HU, LI WEN; KAWAMOTO, ELISA MITIKO; BRIETZKE, ELISA; SCAVONE, CRISTOFORO; LAFER, BENY. The role of Wnt signaling and its interaction with diverse mechanisms of cellular apoptosis in the pathophysiology of bipolar disorder. PROGRESS IN NEURO-PSYCHOPHARMACOLOGY & BIOLOGICAL PSYCHIATRY, v. 35, n. 1, p. 11-17, . (08/08191-1, 08/06948-8)