Busca avançada
Ano de início
Entree

Tufas da Serra do André Lopes (SP): distribuição, gênese e significado paleoclimático

Processo: 08/08583-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:William Sallun Filho
Beneficiário:William Sallun Filho
Instituição Sede: Instituto Geológico. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estratigrafia  Carste  Paleoambientes  Tufas calcárias  Quaternário  Paleoclimatologia  Serras  Vale do Ribeira (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calcário | Carste | Estratigrafia | paleoclima | Quaternário | Tufa | Geologia sedimentar

Resumo

Depósitos de tufa, de idade possivelmente quaternária, ocorrem na Serra do André Lopes, no Vale do Ribeira (SP), associados a sistema cárstico desenvolvido sobre rochas carbonáticas proterozóicas. A origem da deposição da tufa se deve à associação entre ao alto teor de carbonato de cálcio dissolvido nas águas e à atividade biológica. No Brasil a deposição ativa e antiga de tufa é pouco comum e muitas vezes os depósitos são explorados economicamente. Na Serra de André Lopes são conhecidas duas localidades de tufa, descritas em projetos de mapeamento geológico, que descreveram de forma sucinta e indicaram uma idade quaternária, sem datações absolutas. Pretende-se com este projeto obter apoio para o estudo geológico das tufas da Serra do André Lopes, objetivando o mapeamento geológico, a proposição da unidade, o estudo da gênese, das condições paleoambientais, da relação com o sistema cárstico, a determinação da idade dos depósitos, correlações com outros depósitos e o estabelecimento os padrões de variação paleoclimática para o período de deposição. Para o estudo dos depósitos de tufa serão realizados trabalhos de campo, com coleta de amostras, levantamento de seções e mapeamento geológico, e trabalhos de laboratório, tais como análise textural, mineralógica e geoquímica e datação absoluta por radiocarbono. Face aos poucos estudos sobre as tufas da Serra do André Lopes, um dos resultados do presente projeto será a obtenção de informações paleoclimáticas e paleoambientais especialmente pelo uso de indicadores isotópicos e geoquímicos, além dos fósseis e geocronologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALLUN FILHO, WILLIAM; SAPIENSA ALMEIDA, LUIS HENRIQUE; BOGGIANI, PAULO CESAR; KARMANN, IVO. Characterization of quaternary tufas in the Serra do Andre Lopes karst, southeastern Brazil. CARBONATES AND EVAPORITES, v. 27, n. 3-4, p. 357-373, . (08/08583-7)