Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia terapêutica e pós expositiva de RNAs de interferência (siRNAs) e ribavirina em camundongos infectados com o vírus rábico de origem canina e de morcegos

Resumo

A Raiva é uma das zoonoses de maior incidência no mundo, sendo ela encontrada em todos os continentes, fazendo-se exceção a Oceania. No entanto, a sua presença vem sendo detectada em áreas anteriormente consideradas livres, demonstrando uma ampla distribuição e risco à saúde humana e animal. O aumento do número de casos de raiva humana é observado em países em desenvolvimento como o Brasil. A enfermidade é de caráter letal, sendo o tratamento pós-expositivo a principal medida para evitar o desenvolvimento da doença, o qual se baseia na aplicação da vacina antirábica associada ou não ao soro antirábico, em número de doses variáveis de acordo com o tipo de exposição. Em função da necessidade de doses vacinais repetidas é muito comum o abandono terapêutico, o que representa risco elevado de desenvolvimento da enfermidade, uma vez que não existe tratamento específico após o início da apresentação dos sinais clínicos. Protocolos terapêuticos utilizando coma e drogas antivirais vem sendo aplicados em seres humanos com resultados positivos e negativos, gerando duvidas quanto à eficácia frente ao protocolo e origem do vírus rábico infectante. A possibilidade de utilização de RNA de interferência ( siRNA) e drogas antivirais (Ribavirina) associadas ou não ao Dimetilsulfóxido no tratamento pós expositivo ou sintomático da raiva experimental em camundongos, proposta neste projeto, representa nova perspectiva no tratamento pós expositivo e terapêutico da raiva e permite responder questões adicionais relativas à eficácia pós expositiva ou terapêutica frente a amostras de origem canina e de morcego. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APPOLINARIO, CAMILA MICHELE; ALLENDORF, SUSAN DORA; PERES, MARINA GEA; RIBEIRO, BRUNA DEVIDE; FONSECA, CLOVIS R.; VICENTE, ACACIA FERREIRA; DE PAULA ANTUNES, JOAO MARCELO A.; MEGID, JANE. Profile of Cytokines and Chemokines Triggered by Wild-Type Strains of Rabies Virus in Mice. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 94, n. 2, p. 378-383, . (08/11446-1)
APPOLINARIO, CAMILA MICHELE; ALLENDORF, SUSAN DORA; PERES, MARINA GEA; FONSECA, CLOVIS REYNALDO; VICENTE, ACACIA FERREIRA; AZEVEDO DE PAULA ANTUNES, JOAO MARCELO; FIGUEIREDO PANTOJA, JOSE CARLOS; MEGID, JANE. Evaluation of short-interfering RNAs treatment in experimental rabies due to wild-type virus. Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 19, n. 5, p. 453-458, . (08/11446-1)