Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações hídricas e respostas ao déficit hídrico em espécies da Mata Atlântica e do Cerrado: mecanismos de manutenção do status hídrico.

Processo: 09/01570-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Emerson Alves da Silva
Beneficiário:Emerson Alves da Silva
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escassez de água  Ecofisiologia vegetal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carboidratos de reserva | déficit hídrico | Relação Água-Solo-Planta | Ecofisiologia Vegetal

Resumo

O déficit de água nos tecidos, causado pela excessiva demanda evaporativa e/ou pela baixa disponibilidade de água no solo afetam todos os aspectos do crescimento e desenvolvimento dos vegetais. O déficit hídrico pode afetar a utilização de carboidratos, por alterar, basicamente, a eficiência com que os fotoassimilados são convertidos para o desenvolvimento de partes novas na planta, ocasionando mudanças na partição dos carboidratos e condicionando as plantas a desenvolverem mecanismos de adaptação e tolerância à seca. Sendo assim, entre os fatores ambientais, a deficiência hídrica destaca-se como fator adverso ao crescimento e à produção vegetal sendo essencial para estudos que abordem o tema. Por outro lado, plantas apresentam uma série de respostas adaptativas ao déficit hídrico, tais como o ajustamento osmótico, no qual os carboidratos em suas diversas formas, desempenham importante papel. Porém, a relação do metabolismo dos carboidratos com a disponibilidade hídrica para espécies vegetais nativas tanto do cerrado como da Mata Atlântica ainda não está bem estabelecida. O objetivo deste trabalho será caracterizar as relações hídricas e as respostas ao déficit hídrico durante o crescimento inicial de espécies do cerrado e da mata que acumulam diferentes carboidratos de reserva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANESSA PIRES DA COSTA; ADRIANA HISSAE HAYASHI; MARIA ANGELA MACHADO DE CARVALHO; EMERSON ALVES DA SILVA. Aspectos fisiológicos, anatômicos e ultra-estruturais do rizoma de Costus arabicus L. (Costaceae) sob condições de déficit hídrico. Hoehnea, v. 39, n. 1, p. 125-137, . (05/04139-7, 09/01570-0)
RODRIGO FAZANI ESTEVES SANCHES; EMERSON ALVES DA SILVA. Alterações no potencial hídrico foliar e fotossíntese de Bauhinia forficata Link sob déficit hídrico e após reidratação. Hoehnea, v. 40, n. 1, p. 181-190, . (09/01570-0)
RODRIGO FAZANI ESTEVES SANCHES; ANA PAULA OLIVEIRA DA SILVA; VANESSA PIRES DA COSTA; MARIA ÂNGELA MACHADO DE CARVALHO; EMERSON ALVES DA SILVA. Alterações no acúmulo de carboidratos em Viguiera discolor Baker em resposta ao déficit hídrico. Hoehnea, v. 46, n. 4, . (09/01570-0)
GARCIA, PAOLA M. A.; ASEGA, AMANDA F.; SILVA, EMERSON A.; CARVALHO, MARIA ANGELA M.. Effect of drought and re-watering on fructan metabolism in Vemonia herbacea (Vell.) Rusby. Plant Physiology and Biochemistry, v. 49, n. 6, p. 664-670, . (05/04139-7, 06/58722-8, 09/01570-0)