Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação do corpo e vida associativa: as sociedades ginásticas alemãs em São Paulo (fins do século XIX primeiras décadas do século XX)

Processo: 09/02043-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carmen Lucia Soares
Beneficiário:Evelise Amgarten Quitzau
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imigração alemã
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:história da ginástica | imigração alemã | Turnen | História da ginástica em São Paulo

Resumo

A ginástica que se desenvolve ao longo do século XIX na Alemanha pode ser considerada como uma das formas de educação do corpo de sua população. Prática presente nas diferentes expressões da vida associativa de instituições constituídas por indivíduos livres e fortemente enraizada em sua cultura contribui para configurar uma das primeiras sistematizações que originaram a Educação Física moderna. Carregada de ideais políticos, patrióticos e sociais, foi utilizada para educar o corpo da população alemã, preservando forças físicas com a finalidade de manter a saúde, assim como a disciplina necessária ao trabalho diário e a defesa da pátria. Com as ondas migratórias ocorridas a partir de meados do século XIX, a ginástica acompanha seus imigrantes, faz parte daquilo que desejam preservar quando chegam e se estabelecem no Brasil, particularmente nas regiões sul e sudeste. Este estudo busca compreender e analisar a ginástica como forma especifica de educação do corpo presente em diferentes formas associativas criadas pelos imigrantes alemães no estado de São Paulo, no período que compreende a segunda metade do século XIX até a Segunda Grande Guerra.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EVELISE AMGARTEN QUITZAU. "O trabalho na forma de alegria juvenil": a ginástica segundo Johann Christoph Friedrich Guts Muths. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 34, n. 2, p. 359-373, . (09/02043-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUITZAU, Evelise Amgarten. Educação do corpo e vida associativa: as sociedades ginásticas alemãs em São Paulo (fins do século XIX, primeiras décadas do século XX). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Campinas, SP.