Busca avançada
Ano de início
Entree

Excreção de nitrogênio em embriões de Iguana iguana (Reptilia; Lacertilia)

Processo: 09/03409-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Augusto Shinya Abe
Beneficiário:Marina Rincon Sartori
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57712-4 - Instituto Nacional de Pesquisas em Fisiologia Comparada, AP.TEM
Assunto(s):Ureia   Embriogênese   Lagartos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento embrionário | excretas nitrogenadas | lagartos | ureia | excreção de nitrogênio

Resumo

A excreção de nitrogênio dentro dos diferentes grupos de vertebrados está relacionada á filogenia ou ao hábitat ocupado. Com a ocupação do meio terrestre pelos vertebrados anmiotas, surgiu o ovo cleidóico, em que o desenvolvimento embrionário ocorre inteiramente fora da água. Com isto, surge o problema do acúmulo de excreta nitrogenado, que não pode ser armazenado na forma de amônia, dada a sua toxicidade. A amônia é então transformada em uréia e/ou ácido úrico. Ocorre que dentre os répteis, os primeiros vertebrados anmiotas, há uma variedade de ovos cledóicos, no que se refere à estrutura da casca e disponibilidade de água durante o desenvolvimento embrionário. Uma das questões centrais é a de quanto os ovos que dependem da absorção da água do meio durante o desenvolvimento, como aqueles de casca pergaminácea, empregam o excreta nitrogenado para tal mecanismo. O objetivo do presente estudo é o de correlacionar o desenvolvimento embrionário ao tipo de excreta acumulado em iguana (Iguana iguana), um Squamata com ovo de casca pergaminácea. A hipótese é de que enquanto o embrião for dependente da água absorvida do meio ocorre produção de uréia e, posteriormente, a de ácido úrico. Todavia, os estágios de desenvolvimento embrionário do iguana devem ser cronologicamente definidos e será necessária a concomitante determinação de uma tabela, à semelhança daquelas disponíveis aos anfíbios anuros.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARTORI, M. R.; TAYLOR, E. W.; ABE, A. S.. Nitrogen excretion during embryonic development of the green iguana, Iguana iguana (Reptilia; Squamata). COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 163, n. 2, p. 210-214, . (09/03409-1, 10/51886-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SARTORI, Marina Rincon. Excreção de nitrogênio em embriões de iguana Iguana iguana (Reptilia; Squamata). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.