Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da vasorreatividade cerebral em pacientes com estenose carotidea atraves de ressonância magnética funcional.

Processo: 09/08691-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:João Pereira Leite
Beneficiário:Kelley Cristine Mazzetto Betti
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Isquemia   Ressonância magnética funcional   Stent   Transtornos cerebrovasculares   Neurologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bold | doença cerebrovascular | isquemia | ressonância magnética funcional | stent | Vasorreatividade cerebral | Neurologia

Resumo

A aterosclerose carotídea é uma das principais etiologias da isquemia cerebral por mecanismos que envolvem fenômenos embólicos e hipofluxo cerebral. Em estudos com Doppler transcraniano, a alteração de vasorreatividade cerebral em pacientes com estenose grave da artéria carótida tem sido apontada como um dos fatores preditores de isquemia, além de estar associada ao desenvolvimento de síndromes de hiperperfusão após procedimentos de revascularização carotídea. A ressonância magnética funcional utilizando o contraste BOLD permite uma avaliação não-invasiva da reserva hemodinâmica cerebral com maior resolução espacial que o Doppler transcraniano. Entretanto, esta técnica foi pouco explorada para investigar o impacto do tratamento endovascular sobre a vasorreatividade cerebral. O objetivo deste estudo é avaliar a vasorreatividade cerebral de pacientes com estenose grave da artéria carótida através de diferentes técnicas de neuroimagem funcional, antes e após a angioplastia carotídea com colocação de stent. Para isso, 20 pacientes com doença aterosclerótica severa da artéria carótida (>70%), com indicação de recanalização endovascular com stent carotídeo, serão avaliados através de duas diferentes técnicas de neuroimagem funcional: (1) Doppler transcraniano em condição basal e sob estresse hipercápnico; (2) Análise quantitativa da resposta hemodinâmica obtida pelo contraste BOLD de ressonância magnética a um paradigma de estímulo auditivo em condições basais e estresse hipercápnico. Adicionalmente, será realizada uma análise estrutural do Polígono de Willis, buscando avaliar os padrões de fluxo colateral para correlação com os outros achados clínicos e de neuroimagem. Após a realização do procedimento de angioplastia as respostas hemodinâmicas dos pacientes serão novamente avaliadas através das duas técnicas para que se possam evidenciar diferenças quanto sua vasorreatividade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAZZETTO-BETTI, KELLEY C.; LEONI, RENATA F.; PONTES-NETO, OCTAVIO M.; STURZBECHER, MARCIO J.; SANTOS, ANTONIO C.; LEITE, JOAO P.; SILVA, AFONSO C.; DE ARAUJO, DRAULIO B.. Quantification of BOLD fMRI Parameters to Infer Cerebrovascular Reactivity of the Middle Cerebral Artery. Journal of Magnetic Resonance Imaging, v. 38, n. 5, p. 1203-1209, . (09/08691-7)