Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre as freqüências baixa e alta da estimulação elétrica nervosa transcutânea na prenhez da rata albina

Processo: 09/09179-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Raquel Aparecida Casarotto
Beneficiário:Raquel Aparecida Casarotto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia por estimulação elétrica  Estimulação elétrica nervosa transcutânea  Analgesia  Prenhez 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estimulação elétrica nervosa transcutânea | gravidez | Prenhez | Eletroterapia

Resumo

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma modalidade terapêutica analgésica, não invasiva e que não apresenta interação com medicamentos. É definida como qualquer dispositivo de estimulação que emita correntes elétricas através da superfície intacta da pele. É utilizada para o manejo sintomático de dor aguda ou crônica de origem benigna, em locais de atendimento à saúde por fisioterapeutas. Objetivo: Avaliar os efeitos da estimulação elétrica nervosa transcutânea de baixa e alta frequência sobre o abdome gravídico da rata albina durante toda a prenhez. Métodos: Trinta ratas prenhas, pesando 200 a 280 gramas, da linhagem EPM - 1 Wistar, serão divididas ao acaso em 3 grupos (n=10): grupo placebo (P), onde os animais serão submetidos ao tratamento por eletroestimulação com o aparelho devidamente desligado, diariamente por 20 minutos, durante o dia zero até o 20° dia da prenhez; grupo experimental baixa frequência (BF), onde os animais serão submetidos ao tratamento por eletroestimulação diariamente por 20 minutos, durante o dia zero até o 20° dia da prenhez e o aparelho será previamente calibrado para liberar os seguintes parâmetros: frequência baixa de 5 Hertz (Hz), duração de pulso de 200 microssegundos (µs) e a intensidade sensorial será considerada a partir de 2.0 miliamperes (mA); grupo experimental alta frequência (AF), onde os animais serão submetidos ao tratamento por eletroestimulação diariamente por 20 minutos, durante o dia zero até o 20° dia da prenhez e o aparelho será previamente calibrado para liberar os seguintes parâmetros: frequência alta de 150 Hz, duração de pulso de 80 µs e a intensidade sensorial será considerada a partir de 2.0 mA. As ratas serão pesadas no dia zero, 7°, 14° e 20° dia para verificar o ganho ponderal semanal. No 20º dia as ratas do grupo P, BF e AF serão anestesiadas com xilazina e ketamina na dosagem de 0,1 mg/kg e 0,2 mg/kg, respectivamente, após serão sacrificadas para verificar o número de implantações, reabsorções, de fetos, de placentas e malformações fetais maiores e externas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YOKOYAMA, L. M.; PIRES, L. A.; GONCALVES FERREIRA, E. A.; CASAROTTO, R. A.. Low- and high-frequency transcutaneous electrical nerve stimulation have no deleterious or teratogenic effects on pregnant mice. PHYSIOTHERAPY, v. 101, n. 2, p. 214-218, . (09/09179-8)