Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da microcirculação pelos métodos de Capilaroscopia panorâmica periungueal e Videocapilaroscopia em pacientes com Esclerose sistêmica e comparação da reprodutibilidade e poder diagnóstico entre os métodos.

Processo: 09/12632-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Cristiane Kayser
Beneficiário:Juliana Yuri Sekiyama
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escleroderma sistêmico   Microcirculação   Reumatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capilaroscopia | Esclerose sistêmica | fenômeno de raynaud | microcirculação | Reumatologia

Resumo

A capilaroscopia periungueal (CPU) é um método não invasivo, que permite a visualização direta da microcirculação superficial da fileira distal de capilares da região periungueal dos dedos das mãos. É extensamente aceita para avaliação morfológica da microvasculatura e investigação diagnóstica do fenômeno de Raynaud e das doenças do espectro da Esclerose sistêmica (ES), sendo que na ES alterações estruturais na microcirculação podem ser detectadas precocemente. Para a realização da CPU diferentes métodos e equipamentos incluindo-se o estereomicroscópio e o videocapilaroscópio são utilizados. A CPU panorâmica é classicamente realizada com um estereomicroscópio, com aumento de 10-25 vezes. A videocapilaroscopia é um método mais recente, que utiliza magnificações maiores. Não existem estudos comparando a reprodutibilidade ou o valor para o diagnóstico de ES entre os dois métodos. No presente estudo, pretendemos analisar a reprodutibilidade, sensibilidade e especificidade de diferentes parâmetros avaliados pela Capilaroscopia periungueal panorâmica em comparação a Videocapilaroscopia em pacientes com Esclerose sistêmica. Serão avaliados 50 controles saudáveis, 50 pacientes com fenômeno de Raynaud e 100 pacientes com ES, pareados para sexo e idade. Para avaliação da reprodutibilidade intraobservador, vinte pacientes ou controles realizarão os dois procedimentos em dois dias diferentes com intervalo mínimo de duas semanas. Para avaliação da reprodutibilidade interobservador, vinte pacientes ou controles realizarão os dois procedimentos com dois examinadores diferentes. A CPU panorâmica será realizada utilizando-se uma lupa estereomicroscópica com magnificação de 10 a 25 vezes. A videocapilaroscopia será realizada sob magnificação de 200 vezes, com equipamento computadorizado com sistema de vídeo Videocap 8.14 (DS-Medica, Itália). As imagens da videocapilaroscopia serão armazenadas em software específico e analisadas posteriormente de forma cega. Os parâmetros avaliados serão comparados quanto à reprodutibilidade, sensibilidade e especificidade para diagnóstico da ES.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEKIYAMA, JULIANA Y.; CAMARGO, CINTIA Z.; ANDRADE, LUIS EDUARDO C.; KAYSER, CRISTIANE. Reliability of Widefield Nailfold Capillaroscopy and Videocapillaroscopy in the Assessment of Patients With Raynaud's Phenomenon. ARTHRITIS CARE & RESEARCH, v. 65, n. 11, p. 1853-1861, . (09/52528-3, 09/12632-6)