Busca avançada
Ano de início
Entree

Parcerias público-privadas e o controle da Tuberculose - uma análise do Estado de São Paulo/ Brasil

Processo: 09/12977-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Maria Rita Bertolozzi
Beneficiário:Elisangela Martins de Queiroz
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tuberculose   Política de saúde   Parceria público-privada   Sociedade civil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Organizações Não-governamentais | Parceria Público-Privada | Politica De Saúde | Sociedade Civil | Tuberculose | Tuberbculose

Resumo

A tuberculose (TB) é a doença infecciosa que mais causa vítimas no mundo. Em 2007, cerca de 9,3 milhões de pessoas adoeceram, 1,3 milhões morreram e a cada 100.000 pessoas, 206 sofriam com a doença. No mundo, o Brasil ocupa o 14º lugar no ranking dos países que têm as maiores concentrações de novos casos bacilíferos da doença, com um número absoluto de aproximadamente 49 mil pessoas. São Paulo é um dos estados que registra mais novos casos da doença por ano, com uma média de 16 mil pessoas e tem taxa de cura de 76%, abaixo dos 85% recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Diante da necessidade de enfrentamento da doença, uma nova estratégia foi desenhada pela OMS, a parceria público-privada, que visa expandir o acesso ao tratamento envolvendo outros sujeitos como a sociedade civil e o setor privado, com ou sem fins lucrativos. Dessa maneira o objetivo desse estudo é analisar as ações de parcerias desenvolvidas entre organizações não-governamentais (ONG) e o governo do Estado de São Paulo no controle da tuberculose, no período de 2004 a 2009. Trata-se de estudo exploratório e descritivo, no qual serão identificados informantes-chave, ou seja, os coordenadores do programa estadual e das ONG parceiras. Resguardando os procedimentos éticos, os depoimentos serão captados através de entrevista semi-estruturada nos meses de março e abril de 2010 e analisados à luz da teoria da Determinação Social do Processo Saúde Doença.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELISANGELA MARTINS DE QUEIROZ; MÓNICA CECILIA DE-LA-TORRE-UGARTE-GUANILO; KUITÉRIA RIBEIRO FERREIRA; MARIA RITA BERTOLOZZI. Tuberculose: limites e potencialidades do tratamento supervisionado. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. 369-377, . (09/12977-3)
DE QUEIROZ, ELISANGELA MARTINS; DE-LA-TORRE-UGARTE-GUANILO, MONICA CECILIA; FERREIRA, KUITERIA RIBEIRO; BERTOLOZZI, MARIA RITA. Tuberculose: limites e potencialidades do tratamento supervisionado. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. 369-377, . (09/12977-3)
DE QUEIROZ, ELISANGELA MARTINS; DE-LA-TORRE-UGARTE-GUANILO, MONICA CECILIA; FERREIRA, KUITERIA RIBEIRO; BERTOLOZZI, MARIA RITA. Tuberculosis: limitations and strengths of Directly Observed Treatment Short-Course. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 20, n. 2, p. 9-pg., . (09/12977-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUEIROZ, Elisangela Martins de. As organizações da sociedade civil e o programa de controle da tuberculose - análise das parcerias no estado de São Paulo / Brasil. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem (EE/SBD) São Paulo.