Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das propriedades nutricionais e funcionais da fibra de cana-de-açúcar na alimentação de gatos

Processo: 09/13156-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Nilva Kazue Sakomura
Beneficiário:Bruna Agy Loureiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Digestibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cana | Digestibilidade | fibra | Saciedade | Saúde | Avaliação de alimentos para cães e gatos

Resumo

Para a formulação de alimentos para pets é importante conhecer o valor nutricional e propriedades funcionais dos alimentos, já que longevidade e qualidade de vida são desejáveis para eles. Em paralelo, o uso de ingredientes alternativos nesses alimentos é interessante para a indústria e diminuição do impacto ambiental. Este projeto propõe a avaliação dos aspectos nutricionais e funcionais da fibra de cana-de-açúcar (FC), empregada como ingrediente em alimentos para gatos. O experimento será realizado em dois blocos de 16 gatos (2 períodos x 4 tratamentos x 4 repetições) totalizando 32 gatos . Os animais receberão 4 tipos de alimento, um deles controle (Co), e os outros três obtidos a partir da substituição do amido de Co por 10% de FC ( FC-10), por 20% de FC (FC-20) e por 10% de CEL (CEL-10). Será realizado um ensaio para a determinação dos coeficientes de digestibilidade aparente dos nutrientes das dietas e energia metabolizável, através da coleta total de fezes e urina. Após isto, os animais serão mantidos durante 53 dias em gaiolas metabólicas das 16h às 8h, tempo que terão o alimento disponível em quantidade suficiente para manutenção. Nos 19º, 20º e 21º dias será determinado o tempo de retenção das dietas pelos gatos, através da administração oral de marcadores radiopacos. A saciedade será verificada nos 41º e 52º dias, através da oferta de um alimento desafio que ficará exposto junto ao alimento experimental. O consumo da ração desafio, será utilizado para se interpretar a sensação de saciedade dos gatos. Nos 19º, 20º e 21º dias, será verificada a influência da fibra no controle da formação de bolas de pêlo através da sua coleta nas fezes secas. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância pela função GLM do SAS. Comparações das médias serão realizadas pelos testes paramétricos ou não paramétricos correspondentes, considerando-se 5% de probabilidade. Adicionalmente, os resultados serão avaliados por meio de contrastes ortogonais pré-estabelecidos, também a 5% de probabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOUREIRO, B. A.; SAKOMURA, N. K.; VASCONCELLOS, R. S.; SEMBENELLI, G.; GOMES, M. O. S.; MONTI, M.; MALHEIROS, E. B.; KAWAUCHI, I. M.; CARCIOFI, A. C.. Insoluble fibres, satiety and food intake in cats fed kibble diets. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION, v. 101, n. 5, p. 824-834, . (09/13156-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOUREIRO, Bruna Agy. Avaliação das propriedades nutricionais e funcionais da fibra insolúvel na alimentação de gatos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.