Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre o risco de quedas e o nível de indepêndencia funcional de idosos da comunidade

Processo: 09/15231-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Marcos Eduardo Scheicher
Beneficiário:Melina Galetti Prata
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Queda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:envelhecimento humano | Nível de independência | quedas | Geriatria

Resumo

O aumento acelerado da população idosa é um fenômeno mundial. Atualmente os idosos representam cerca de 10% da população brasileira. O risco de cair aumenta significativamente com o avançar da idade. Cerca de 30% a 60% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e cerca da metade cai de forma recorrente. As quedas são importantes fatores causais para aumentar o nível de dependência do idoso, tornando-se uma preocupação específica, já que podem afetar sua capacidade funcional. Objetivos: Avaliar e correlacionar o risco de quedas e o nível de independência funcional em idosos da comunidade. Metodologia: Participarão da pesquisa 30 idosos da comunidade com 65 anos ou mais sem déficit de cognição, avaliado pelo Mini-Exame do Estado Mental. A avaliação do risco de quedas nos idosos acontecerá por meio da escala de equilíbrio de Berg e a funcional através do Índice de Barthel. As correlações serão feitas pelo índice de correlação de Spearman, senda aceito um valor de p d0,05 como significante.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRATA, MELINA GALETTI; SCHEICHER, MARCOS EDUARDO. Correlação entre o equilíbrio e o nível de independência funcional em idosos. São Paulo Medical Journal, v. 130, n. 2, p. 97-101, . (09/15231-2)