Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação antibacteriana de diterpenos do tipo pimarano frente a patógenos causadores de infecções endodônticas

Processo: 09/18278-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Gomes Martins
Beneficiário:Carlos Henrique Gomes Martins
Instituição Sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas medicinais  Antibacterianos  Infecção endodôntica  Diterpenos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade antibacteriana | Diterpenos | Infecção endodôntica | plantas medicinais | Microbiologia Aplicada

Resumo

Uma das principais causas do fracasso no tratamento endodôntico é a persistência de microrganismos no interior do sistema de canais radiculares em portadores de necrose pulpar, após a instrumentação do canal. A busca de novas drogas para melhorar as taxas de sucesso deste tratamento, quando da utilização da medicação intra-canal, passou a ser um dos principais desafios dos pesquisadores. O uso de plantas pelo homem na cura de diversas infecções é uma prática milenar e ainda é muito utilizada nos dias de hoje. Os vegetais são considerados verdadeiros laboratórios bioquímicos complexos que, dentre várias substâncias, sintetizam os princípios ativos naturais. O presente projeto visa avaliar a atividade citotóxica e antibacteriana de diterpenos do tipo pimarano frente a bactérias anaeróbias e aeróbia, comumente isoladas de polpas necróticas infectadas. Para avaliar a atividade citotóxica será realizado o ensaio de formação de colônias e, para a avaliação do potencial antibacteriano, serão utilizados o método da diluição em caldo visando a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM). A partir dos metabólitos que apresentarem valores de CIM menores que 10 micrograma/mL, serão ainda determinadas as respectivas Concentrações Bactericidas Mínimas (CBM). Outros aspectos da atividade antimicrobiana como: formação de biofilmes e determinação de sua sensibilidade, determinação da cinética bactericida, avaliação de efeito sinergístico em associação com a clorexidina (Concentração Inibitória Fracionada) também serão realizadas. Portanto, este projeto visa colaborar com informações que viabilizem futuros estudos para o desenvolvimento de novos produtos com potencial antimicrobiano para aplicação em odontologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, TATIANE C.; SIMAO, MARILIA R.; AMBROSIO, SERGIO R.; FURTADO, NIEGE A. J. C.; VENEZIANI, RODRIGO C. S.; HELENO, VLADIMIR C. G.; DA COSTA, FERNANDO B.; GOMES, BRENDA P. F. A.; SOUZA, MARIA GORETE M.; DOS REIS, ERIKA BORGES; et al. Antimicrobial Activity of Diterpenes from Viguiera arenaria against Endodontic Bacteria. Molecules, v. 16, n. 1, p. 543-551, . (09/18278-0)