Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de Clostridium difficile como patógeno anaeróbio emergente em carnes

Processo: 09/52707-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Dirce Yorika Kabuki
Beneficiário:Dirce Yorika Kabuki
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Carnes e derivados  Técnicas microbiológicas  Bactérias anaeróbias  Clostridium difficile  Citotoxinas  Fatores de virulência  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carnes | Clostridium Difficile | Deteccao | Genes De Virulencia | Pcr-Rflp | Toxinas

Resumo

Clostridium difficile é um bacilo anaeróbio, formador de esporos causador de doença intestinal associada ao tratamento prévio com antibióticos. Recentemente, a doença associada ao C. difficile (CDAD - Clostridium difficile - associated disease) tem preocupado os profissionais da área de saúde por causa do aumento do número e da severidade dos casos, com consequente aumento na mortalidade, possivelmente por causa de uma cepa emergente mais virulenta. A CDAD manifesta-se desde uma diarréia leve até casos graves de colite pseudomembranosa, causada principalmente pela atividade enterotóxica da toxina A (TcdA) e atividade extremamente citotóxica da toxina B (TcdB). Os reservatórios do micro-organismo são os doentes e os portadores assintomáticos. No entanto estudos recentes têm sugerido os animais como reservatórios e o alimento uma possível via de transmissão da infecção. Embora haja indícios da possível transmissão por alimentos, poucas pesquisas foram publicadas. Assim, os estudos científicos são de suma importância para o entendimento da transmissão da CDAD. Avaliar o papel da carne como veículo na transmissão deste patógeno emergente e contribuir no seu controle em alimentos são os desafios deste projeto que tem como objetivos: i) avaliar a ocorrência e o nível de contaminação de C. difficile toxigênicos em 120 amostras de carnes resinadas (30 carne bovina moída, 30 carne bovina, 30 carne suína e 30 frango), utilizando-se diferentes métodos; ii) verificar a capacidade de produção de TcdA e TcdB dos isolados; iii) caracterizar molecularmente os isolados pela PCR de tcdA (codificador TcdA), tcdB (TcdB), cdtA e cdtB (toxina binaria) e verificar o tipo toxigênico pela PCR-RFLP; iv) avaliar o perfil de susceptibilidade dos isolados aos antimicrobianos; v) avaliar o comportamento dos isolados em meio de cultura e carnes cozidas resinadas mantidas sob diferentes temperaturas (4, 7 e 15°C); vi) avaliar a capacidade de produção de TcdA e TcdB em carne cozida armazenadas sob diferentes temperaturas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TSUCHIYA, ANA CLAUDIA; GOMES, ERIKA SANTOS; KUAYE, ARNALDO YOSHITERU; KABUKI, DIRCE YORIKA. Detection and pathogenic potential of Clostridium difficile in commercial meat and meat products in Brazil. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY INTERNATIONAL, . (09/52707-5)
TSUCHIYA, ANA CLAUDIA; GOMES, ERIKA SANTOS; KUAYE, ARNALDO YOSHITERU; KABUKI, DIRCE YORIKA. Detection and pathogenic potential of Clostridium difficile in commercial meat and meat products in Brazil. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY INTERNATIONAL, v. 28, n. 1, p. 85-92, . (09/52707-5)