Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e comparação da absorção de CO2 em soluções de mistura de alcanoaminas e outros solventes em coluna recheada

Processo: 09/54228-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:José Luís de Paiva
Beneficiário:José Luís de Paiva
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Absorção  Dióxido de carbono  Efeito estufa  Solventes  Aminas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Absorcao | Amina | Coluna Recheada | Dioxido De Carbono | Liquido Ionico | Transferencia De Massa

Resumo

A captação e fixação do CO2 é um importante método de controle de gases de efeito estufa (GEE). Na maioria dos casos industriais, os processos de remoção de CO2 são por absorção química em soluções de alcanoaminas e regeneração das aminas, por dessorção, para reciclo no processo. Os custos operacionais são altos devido ao elevado consumo de energia na etapa regeneração dos solventes e no consumo destes por degradação. Os desenvolvimentos tecnológicos têm sido na busca de novos solventes que proporcionem boa velocidade de absorção e baixo custo de regeneração. No presente trabalho, pretende-se estudar a absorção de CO2 em novos solventes à base de aminas e em líquidos iônicos. Em uma primeira etapa, serão realizados estudos experimentais em uma coluna de parede molhada com os objetivos de selecionar os solventes e de determinar as velocidades de absorção num sistema de área interfacial conhecida, isotérmico e à pressão ambiente. As principais variáveis a serem consideradas e as respectivas faixas de variação são: concentração dos solventes, de 0,1 a 3,0 M, concentração de CO2 em uma mistura com ar, de 2 a 15%, e temperatura de 273 a 323 K. Numa segunda etapa, o estudo teórico e experimental será desenvolvido com os solventes selecionados e empregando-se uma coluna absorção com recheio estruturado para a caracterização da eficiência de absorção em função das vazões de líquido e de gás, para diferentes concentrações e à pressão atmosférica. Um modelo será desenvolvido com base nos balanços de massa e energia, reações químicas, processos de transferência de massa nas fases gás e líquida e nas velocidades de absorção obtidas na coluna de parede molhada. As eficiências de absorção calculadas pelas simulações matemáticas serão comparados com as resultados experimentais. Pretende-se com este trabalho a ampliação do conhecimento da absorção de C02 em novos solventes, empregando-se colunas de absorção compactas, e com baixo custo operacional associado à regeneração de solventes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUEZ-FLORES, H. A.; MELLO, L. C.; SALVAGNINI, W. M.; DE PAIVA, J. L.. Absorption of CO2 into aqueous solutions of MEA and AMP in a wetted wall column with film promoter. CHEMICAL ENGINEERING AND PROCESSING, v. 73, p. 1-6, . (09/54228-7)