Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da resposta auditiva evocada de tronco cerebral (BERA) em cães

Processo: 10/00518-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Alexandre Secorun Borges
Beneficiário:Alexandre Secorun Borges
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Luiz Antonio de Lima Resende
Assunto(s):Neurologia veterinária  Cães 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audiometria | Cães | Neurologia Veterinária | Surdez | Tronco Cerebral | Neurologia Animal

Resumo

A resposta auditiva evocada de tronco cerebral (BERA) é um teste eletrofisiológico que capta e registra as atividades elétricas do sistema auditivo, desde a cóclea até o tronco encefálico, geradas a partir de um estímulo sonoro. O BERA em mamíferos, incluindo cães e gatos, é realizado de forma similar ao dos seres humanos. Essa similaridade, associada as suas diferentes aplicações levou ao uso do BERA na rotina de clínicas veterinárias de diversos países, sendo que mais de 100 instituições veterinárias realizam rotineiramente o teste na América do Norte e Europa, contudo, não foram encontrados relatos do uso do referido teste em animais no Brasil. Este exame tem sido utilizado para avaliar as diversas formas de déficits auditivos (hereditário e senil), determinar o limiar acústico de animais, testar a integridade do tronco cerebral e estudar a ototoxicidade de alguns medicamentos. As diversas aplicabilidades do exame, a inexistência de instituições veterinárias que o realizem no Brasil, a variação dos valores de normalidade apresentada em diversos estudos e a necessidade de cada laboratório obter seus próprios dados normativos para a aplicação do BERA, justificam a realização da atual pesquisa. O objetivo do presente estudo é adquirir informações básicas para padronizar o uso do BERA em cães com audição normal, caracterizar as latências e as amplitudes das ondas geradas em uma determinada intensidade de apresentação do estímulo acústico e avaliar a influência da idade no potencial evocado auditivo de tronco cerebral, fornecendo a base para que se possa estudar a ocorrência de problemas auditivos em uma população canina das raças Dálmata, Boxer e sem raça definida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA DA GAMA, JULIANA ALMEIDA; POCI PALUMBO, MARIANA ISA; OLIVO, GIOVANE; OUTEDA, NADIA CROSIGNANI; DE LIMA RESENDE, LUIZ ANTONIO; BORGES, ALEXANDRE SECORUN. Potencial evocado auditivo de tronco encefálico em equinos. Ciência Rural, v. 46, n. 4, p. 681-685, . (10/00518-1)
POCI PALUMBO, MARIANA ISA; DE LIMA RESENDE, LUIZ ANTONIO; DE FIGUEIREDO PANTOJA, JOSE CARLOS; MAYHEW, IAN G.; BORGES, ALEXANDRE SECORUN. Potencial evocado auditivo de tronco encefálico em cães da raça Boxer. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 34, n. 10, p. 1007-1010, . (09/12290-8, 10/00518-1)
M.I.P. PALUMBO; P.C. JARK; L.H.A. MACHADO; V.M.V. MACHADO; L.A.L. RESENDE; A.S. BORGES. Potencial evocado auditivo para diagnóstico de surdez em gato com síndrome vestibular periférica. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 65, n. 6, p. 1681-1684, . (10/00518-1, 09/12290-8)
PALUMBO, M. I. P.; RESENDE, L. A. L.; MAYHEW, I. G. J.; BORGES, A. S.. Potencial evocado auditivo de tronco encefálico em cães da raça Dálmata no Brasil. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 66, n. 2, p. 433-438, . (10/00518-1, 09/12290-8)