Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das vogais desvozeadas do português brasileiro: efeitos da relação CV e VC

Processo: 10/04902-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Eleonora Cavalcante Albano
Beneficiário:Francisco de Oliveira Meneses
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vogais   Fonética e fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desvozeamento | Fonologia Articulatória | vogais | Fonética e Fonologia

Resumo

Quase consensualmente, as vogais são caracterizadas como os sons da fala que ocorrem quando o fluxo de ar percorre o aparelho fonador continuamente, sem causar turbulência ou enfrentar obstrução, tendo como fonte sonora a vibração espontânea das pregas vocais. No entanto, em algumas línguas, como coreano (Jun e Beckman, 1993) e o japonês (Kondo, 1997), por exemplo, as vogais deixam de ser vozeadas em alguns contextos. Em geral, as vogais altas i e u perdem o vozeamento, manifestada articulatoriamente como uma falta de vibração das pregas vocais e acusticamente como uma ausência de periodicidade no sinal acústico.A tradicional representação do "ensurdecimento" das vogais tem sido recentemente revista. Suh-Ah e Beckman (1993) argumentam que o processo de desvozeamento pode ser considerado como um processo articulatório de sobreposição temporal de gestos. A Fonologia Articulatória (doravante FAR), nesse sentido, tem grande sucesso em explicar processos fônicos da fala rápida, tais como enfraquecimentos e apagamentos de segmentos. O desvozeamento pode ser visto como um dos aspectos do enfraquecimento.Considerando a recorrência e importância da realização de vogais desvozeadas nas línguas naturais, pretende-se, neste projeto, analisar as condições em que as vogais se apresentam com maior ou menor grau de desvozeamento e (ii) aquilatar os efeitos das relações CV e VC sobre o desvozeamento das vogais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENESES, FRANCISCO; ALBANO, ELEONORA. From Reduction to Apocope: Final Poststressed Vowel Devoicing in Brazilian Portuguese. PHONETICA, v. 72, n. 2-3, p. 121-137, . (10/04902-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENESES, Francisco de Oliveira. As vogais desvozeadas no Português Brasileiro: investigação acústico-articulatória = Devoiced vowels in Brazilian portuguese : an acoustic-articulatory investigation. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.