Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de medidas em colisões p+p e e Pb+Pb com o calorímetro a zero grau do detector atlas

Processo: 10/06953-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Lisboa Leite
Beneficiário:Marisilvia Donadelli
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Colisão de partículas   Detecção de partículas   Difração da luz   Desenvolvimento de software   Grande Colisor de Hádrons
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Centralidade da colisão | Desenvolvimento de software de análise de dados em colisões p+p e Pb+Pb | Detecção de partículas neutras | luminosidade | Processos Difrativos | Fisica Experimental de Altas Energias

Resumo

O LHC (Large Hadron Collider) estenderá as fronteiras da física de partículas para novos regimes de energia, permitindo que a escala de TeV seja explorada. Uma variedade de processos físicos no contexto do Modelo Padrão e para além dele têm sido utilizados para guiar o projeto e os requisitos do detector ATLAS (A Toroidal LHC ApparatuS). Projetado para colidir prótons a uma energia do referencial do c.m. de $\sqrt{s}$ = 14 TeV, o LHC também acelerará íons até a mesma rigidez magnética, i.e., a uma energia do c.m. por par de nucleons de 5.5 TeV para colisões Pb+Pb. Em novembro de 2009, o LHC iniciou o primeiro período de coleta de dados com colisões p+p em baixa luminosidade e medidas de propriedades de eventos de minimum bias começaram a ser realizadas pelo detector ATLAS. De especial relevância nesta fase inicial, o Calorímetro a Zero Grau (ZDC - Zero Degree Calorimeter) - destinado à detecção de fótons e nêutrons - é implementado no nível 1 de trigger do detector, contribuindo como mais um elemento para o registro de eventos (minimum bias). Emcolisões Pb+Pb, o ZDC tem por sua motivação principal a determinação da centralidade da colisão. Medidas de variáveis globais emfunção da centralidade da colisão em quase total cobertura de ângulo sólido também serão realizadas pelo detector ATLAS. Está no escopodeste projeto a participação na implementação do ZDC como trigger de eventos minimum bias em p+p, assim como a sua completa instrumentação para medidas de variáveis globais em colisões Pb+Pb. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AAD, G.; ABAJYAN, T.; ABBOTT, B.; ABDALLAH, J.; KHALEK, S. ABDEL; ABDELALIM, A. A.; ABDINOV, O.; ABEN, R.; ABI, B.; ABOLINS, M.; et al. Observation of a new particle in the search for the Standard Model Higgs boson with the ATLAS detector at the LHC. Physics Letters B, v. 716, n. 1, p. 1-29, . (10/06953-1)