Busca avançada
Ano de início
Entree

Ocorrência de endoparasitoses em cordeiros no município de alambari, são paulo.

Processo: 10/13946-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Katia Denise Saraiva Bresciani
Beneficiário:Anaiza Simão Zucatto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Ovinos   Helminthes   Caracterização molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterização Molecular | Cryptosporidium spp | Eimeria spp | Helmintos | ocorrência | Ovinos | Medicina Veterinária Preventiva

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo determinar a ocorrência de helmintos e coccídeos do gênero Eimeria spp. e Cryptosporidium spp. em amostras fecais de cordeiros até um ano de idade do município de Alambari, São Paulo. Um total de 165 amostras fecais de cordeiros até um ano de idade de todas as ovinoculturas (quatro propriedades) da referida localidade, foram colhidas. A técnica de contagem de ovos por gramas de fezes (OPG) foi efetuada para determinar a presença de helmintos e coccídeos do gênero Eimeria e foram confeccionadas lâminas coradas pelo método de Kinyoun para se verificar a eliminação de oocistos de Cryptosporidium spp. Em alíquotas positivas com OPG acima de 500 serão realizadas coproculturas para recuperação das larvas, estabelecendo-se assim o percentual, para os respectivos gêneros a serem identificados e para Eimeria spp. o material será mantido em solução de bicromato de potássio a 2,5% para posterior esporulação e mensuração dos oocistos para classificação das espécies. Já as amostras positivas a microscopia, serão caracterizadas molecularmente, por meio da reação em cadeia da polimerase para amplificação de fragmentos da subunidade 18S do rRNA e sequenciamento dos fragmentos amplificados. A análise estatística consistirá no teste Qui-Quadrado para verificar a associação da presença dos referidos enteroparasitas em relação ao sexo, raça e idade dos animais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZUCATTO, A. S.; AQUINO, M. C. C.; INACIO, S. V.; FIGUEIREDO, R. N.; PIERUCCI, J. C.; PERRI, S. H. V.; MEIRELES, M. V.; BRESCIANI, K. D. S.. Caracterização molecular de Cryptosporidium spp. em cordeiros na região centro sul do Estado de São Paulo. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 67, n. 2, p. 441-446, . (10/13946-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZUCATTO, Anaiza Simão. Ocorrência de parasitoses gastrointestinais em cordeiros no município de Alambari, São Paulo. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária. Araçatuba Araçatuba.