Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletrodinâmica Variacional e Problema Eletromagnético de Dois e Três Corpos

Processo: 10/16964-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
Pesquisador responsável:Jayme Vicente de Luca Filho
Beneficiário:Daniel Câmara de Souza
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Equações diferenciais funcionais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrodinâmica de Wheeler-Feynman | Eletrodinâmica Variacional | Equações Diferenciais com Retardo Neutras | Equações Diferenciais Funcionais | Método Variacional e Análise Funcional | Problema Eletromagnético de Dois e Três Corpos | Eletrodinâmica de cargas puntiformes de Wheeler-Feynman

Resumo

Inicialmente construiremos um integrador numérico em MatLab implementando uma variante de elementos finitos. Com isso estudaremos o problema de dois corpos eletromagnético com um integrador variacional capaz de descrever trajetórias com velocidades descontínuas. Como entendemos recentemente, esse é o tipo de solução minimizante mais simples para fronteiras arbitrárias, satisfazendo equações diferenciais com retardo neutras por intervalos (as equações de Euler-Lagrange do funcional de ação) mais uma condição de continuidade de uma corrente de momento ao longo de cada trajetória. Estudaremos as várias órbitas desta família, especialmente as órbitas periódicas, começando pelo caso mais simples de movimento unidimensional. Em seguida, usaremos a eletrodinâmica variacional para estudaras órbitas mais simples do problema de três corpos com velocidades descontínuas, procurandosoluções com velocidades constantes por intervalos, envolvendo um número finito depontos de descontinuidade das velocidades. No limite de altas velocidades, trajetórias comvelocidade constante já são soluções aproximadas das equações de movimento por trechos. Investigaremos o problema aberto da existência (ou não) de órbitas periódicas e limitadasespacialmente, tendo velocidades constantes por trechos e alguns (finitos e poucos) pontos de descontinuidades das velocidades. Se a solução for atingida já com velocidades constantes por trechos para todas as cargas, essas órbitas são de interesse imediato em física de partículas elementares, pois produzem campos de radiação nulos a menos de um conjunto de medida zero. Se for necessário iterar os trechos com velocidades constantes, tentaremos fazer esta perturbação de forma a produzir campos de radiação nulos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, DANIEL CAMARA; DE LUCA, JAYME. Solutions of the Wheeler-Feynman equations with discontinuous velocities. Chaos, v. 25, n. 1, . (11/18343-6, 10/16964-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Daniel Câmara de. Eletrodinâmica variacional e o problema eletromagnético de dois corpos. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.