Busca avançada
Ano de início
Entree

Ontogênese foliar de ruschioideae (aizoaceae) com base nos padrões morfológicos e na filogenia do grupo

Processo: 11/04286-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Gladys Flávia de Albuquerque Melo de Pinna
Beneficiário:Aline Siqueira Nunes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/11260-0 - Análise ultraestrutural e de morte celular programada dos elementos traqueais em folhas de Ruschioideae: uma investigação inédita sobre as traqueídes vasculares e a formação dos feixes vasculares periféricos, BE.EP.MS
Assunto(s):Caryophyllales   Aizoaceae   Anatomia vegetal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aizoaceae | anatomia foliar | Caryophyllales | Desenvolvimento foliar | Anatomia Vegetal

Resumo

A subfamília Ruschioideae caracteriza-se pela grande diversidade morfológica, representada principalmente nas folhas, incluindo as dorsiventrais com pecíolo e lâmina morfologicamente distintos e outras formas especializadas de folhas cilíndricas ou pequenas folhas unidas. Esta proposta faz parte de um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP (2009/14708-0)e tem como principal objetivo realizar um estudo inédito sobre ontogênese foliar em espécies de Ruschioideae baseado nos padrões morfológicos e nas relações filogenéticas do grupo, buscando informações anatômicas sobre a origem dos feixes vasculares periféricos e um possível mecanismo de adaxialização ou abaxialização nas folhas com simetria radial. As regiões de crescimento e a diferenciação dos tecidos foliares durante o desenvolvimento do primórdio foliar serão descritos morfoanatomicamente, através de microscopia de luz e microscopia eletrônica de varredura, utilizando técnicas usuais do Laboratório de Anatomia Vegetal. Os resultados obtidos serão inéditos dentre os estudos feitos com Aizoaceae, com informações relevantes para a filogenia do grupo por representarem os morfotipos foliares predominantes no clado das "Mesembryanthemaceae". Acrescido ao fato de apresentarem uma particularidade no arranjo dos tecidos vasculares nos feixes periféricos, essas plantas podem vir a ser utilizadas em estudos sobre os mecanismos moleculares de adaxialização ou abaxialização foliar em eudicotiledôneas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OGURA, ALINE S.; HERNANDES-LOPES, JOSE; MELO-DE-PINNA, GLADYS F. A.. A new anatomical interpretation for abaxialization in unifacial leaf blade of stone plants (Aizoaceae, Caryophyllales). BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 41, n. 3, p. 751-764, . (15/15158-4, 11/04286-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Aline Siqueira. Desenvolvimento foliar em Ruschioideae (Aizoaceae), com ênfase na formação e estrutura dos feixes vasculares periféricos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.