Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do envolvimento de hospedeiros invertebrados no ciclo de vida de Myxozoa parasitos de pintado (incluindo híbridos) e pacu (incluindo híbridos) de sistemas de criação.

Processo: 11/08549-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Edson Aparecido Adriano
Beneficiário:Tiago Milanin
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pacu   Myxozoa   Biologia molecular   Pintado   Piscicultura   Ciclo de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia molecular | Ciclo de Vida | Myxozoa | pacu | Pintado | Piscicultura | Parasitos de Peixes

Resumo

Parasitos do Filo Myxozoa são metazoários cosmopolitas que infectam vertebrados (principalmente peixes, mas também anfíbios e répteis, e mais recentemente foram encontrados em aves) e invertebrados (principalmente anelídeos, mas também hidrozoários). Até meados da década de 80, as espécies que infectavam vertebrados eram agrupadas na classe Myxosporea e aquelas que infectavam invertebrados, na classe Actinosporea. Em 1984 em pesquisas com Myxobolus cerebralis, e mais tarde confirmado para outras espécies, descobriu-se que estes parasitos alternavam entre o hospedeiro peixe (aquilo que se denominava classe Myxosporea) e um hospedeiro invertebrado (aquilo que se denominava classe Actinosporea), constituindo assim, formas distintas de um mesmo parasito em fases diferentes do ciclo de vida. Diante desta nova circunstância a classe Actinosporea foi extinta e para facilitar a comunicação entre aqueles que estudam mixosporídeos convencionou-se usar os termos "estágio actinosporo", para as formas encontradas nos hospedeiros invertebrados e "estágio mixosporo", para as formas encontradas no hospedeiro vertebrado. Até o presente, não mais de 40 espécies de mixosporídeos tiveram seus ciclos de vida elucidados, com as descrições dos estágios actinosporos e mixósporo, bem como a identificação dos hospedeiros vertebrados e invertebrados, sendo que nenhuma destas da America do Sul. Assim, este estudo tem como objetivo identificar, utilizando ferramentas morfológicas e moleculares, os estágios actinosporo e mixosporo e os hospedeiros invertebrados (oligoquetas) envolvidos no ciclo de vida de mixosporídeos parasitos de pintado (incluindo híbridos) e de pacu (incluindo híbridos), oriundos de pisciculturas do estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Para isso, hospedeiros peixes e hospedeiros invertebrados (oligoquetas) serão coletados em quatro pisciculturas (duas no estado de São Paulo e duas no Mato Grosso do Sul). O estudo taxonômico das espécies de mixosporídeos (estágios actinosporo e mixosporo) e dos hospedeiros oligoquetas dar-se-á pela análise morfológica (microscópio de luz) e por técnicas de biologia molecular (sequenciamento do gene 18S rDNA). Desta forma, com o conhecimento do ciclo de vida destes parasitos, tão comuns nas criações de pintado e de pacu, espera-se gerar subsídio para o manejo melhorando as condições sanitárias e auxiliando a diminuir a prevalência e a intensidade destes parasitos nas pisciculturas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MILANIN, TIAGO; MENDES MAIA, ANTONIO AUGUSTO; MONTEIRO SILVA, MARCIA RAMOS; CARRIERO, MATEUS MALDONADO; ADRIANO, EDSON APARECIDO. Molecular phylogeny and ultrastructure of Myxobolus cf. cuneus, a parasite of patinga hybrid and Henneguya pseudoplatystoma, a parasite of pintado hybrid. ACTA PARASITOLOGICA, v. 60, n. 3, p. 442-450, . (11/08549-6)
CAPODIFOGLIO, KASSIA R. H.; ADRIANO, EDSON A.; MILANIN, TIAGO; SILVA, MARCIA R. M.; MAIA, ANTONIO A. M.. Morphological, ultrastructural and phylogenetic analyses of Myxobolus hilarii n. sp (Myxozoa, Myxosporea), a renal parasite of farmed Brycon hilarii in Brazil. Parasitology International, v. 65, n. 3, p. 184-190, . (06/59075-6, 11/08549-6)
MILANIN, TIAGO; ATKINSON, STEPHEN D.; SILVA, MARCIA R. M.; ALVES, ROBERTO G.; MAIA, ANTONIO A. M.; ADRIANO, EDSON A.. Occurrence of two novel actinospore types (Cnidaria: Myxosporea) in Brazilian fish farms, and the creation of a novel actinospore collective group, Seisactinomyxon. ACTA PARASITOLOGICA, v. 62, n. 1, p. 121-128, . (11/08549-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILANIN, Tiago. Mixosporídeos em oligoquetas (actinosporos) e em peixes (mixosporos) de pisciculturas dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Brasil. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.