Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de proteínas relacionadas ao processo de biolixiviação de minas de cobre

Processo: 11/10385-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Acordo de Cooperação: Vale-FAPEMIG-FAPESPA
Pesquisador responsável:Anita Jocelyne Marsaioli
Beneficiário:Maria Lair Sabóia de Oliveira Lima
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química (IQ)
Vinculado ao auxílio:10/51278-0 - Potencial enzimático de minas de ferro, cobre e ouro, AP.PITE
Assunto(s):Biocatálise   Espectrometria de massas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biocatálise | Biolixiviação | micro-organismos de ambientes extremos | minas de cobre | Biocatálise

Resumo

A biolixiviação é um processo catalisado por microrganismos que visa à separação de substâncias solúveis originadas de uma matriz insolúvel a partir da dissolução da primeira em água. Apesar de ser um processo muito conhecido para a extração de metais em atividades mineralógicas, este procedimento é muito pouco explorado atualmente. Todo este processo é coordenado por enzimas produzidas por esta microbiota. Portanto, a elucidação das enzimas envolvidas é primordial para o conhecimento deste procedimento, sendo que as técnicas de purificação protéica e proteômica auxiliam na resolução deste problema. A saber, estudos de proteômica permitem saber quais proteínas são produzidas por um determinado organismo em determinada situação. A interface entre eletroforese bidimensional de proteínas e espectrometria de massa torna esta técnica poderosa para a identificação, para a comparação e para a quantificação de proteínas produzidas sob diferentes condições. Neste trabalho, pretende-se identificar as proteínas produzidas a partir de microrganismos isolados de minas de cobre através de espectrometria de massas. Primariamente, o extrato protéico obtido destes microrganismos em diferentes condições (temperatura, presença e ausência de metais) será analisado em gel bidimensional (gel 2D) e comparados entre si. A partir dos spots (banda de proteínas) mais interessantes, serão identificadas as respectivas proteínas para que posteriormente haja uma análise para compreender o papel das mesmas no processo de biolixiviação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, MARIA L.S.O; GONCALVES, CAROLINE C. S.; BARREIRO, JULIANA C.; CASS, QUEZIA B.; MARSAIOLI, ANITA J.. High Throughput Enzymatic Enantiomeric Excess: Quick-ee. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 26, n. 2, p. 319-324, . (11/10385-1, 10/51278-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Maria Lair Sabóia de Oliveira. Bioprospecção e investigação do perfil enzimático e enantiosseletivo de micro-organismos de rejeitos de minas de cobre (PA). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.