Busca avançada
Ano de início
Entree

Fungos micorrízicos arbusculares e endófitos de micélio escuro em áreas de Mata Atlântica em um gradiente altitudinal

Processo: 11/15262-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso
Beneficiário:Joice Andrade Bonfim
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/17177-3 - Fungos micorrízicos arbusculares e endofítico de micélio escuro em um gradiente altitudinal na Mata Atlântica, Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Microbiologia do solo   Altitude   Micorriza
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:altitude | dark septate | micorrizas | taxonomia | Microbiologia do Solo

Resumo

Os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) têm papel fundamental na absorção de nutrientes, sobrevivência vegetal e na estruturação dos solos. Atualmente, os estudos da importância dos FMA nos ecossistemas estão aumentando em nível mundial. Também recentemente uma série de pesquisadores verificou que plantas associadas com FMA podem se associar igualmente com os fungos de micélio escuro. Embora de estudo recente, já se observou que os endófitos de micélio escuro (DSE do inglês, dark septate endophytes), geralmente Ascomycetos, podem promover o crescimento de plantas, em diversos ambientes. A proposta deste projeto é realizar um levantamento da presença de FMA e DSE em áreas de Floresta Atlântica em um gradiente altitudinal, podendo dela advir respostas de relevância ecológica maior, como a influência da planta hospedeira, atributos do solo, sazonalidade e da altitude sobre a ocorrência e diversidade desses fungos. A presente proposta possui caráter inovador e se configura como relevante para efeitos de investigação, devido à inexistência de trabalhos detalhados em longo prazo relatando a diversidade dos FMA e DSE com espécies vegetais pertencentes à Floresta Atlântica em diferentes altitudes. Espera-se com esse trabalho uma melhor compreensão da diversidade, função e potencial dos FMA e DSE presentes na Floresta Atlântica e entender sua relação com outros fatores ecológicos do ecossistema, bem como esclarecer a lacuna existente sobre os benefícios dos DSE para as plantas e conhecer a preferência da espécie vegetal por determinadas espécies de FMA e DSE. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONFIM, JOICE ANDRADE; FIGUEIREDO VASCONCELLOS, RAFAEL LEANDRO; GUMIERE, THIAGO; COLOMBO MESCOLOTTI, DENISE DE LOURDES; OEHL, FRITZ; BRAN NOGUEIRA CARDOSO, ELKE JURANDY. Diversity of Arbuscular Mycorrhizal Fungi in a Brazilian Atlantic Forest Toposequence. MICROBIAL ECOLOGY, v. 71, n. 1, p. 164-177, . (11/15262-5)
BONFIM, JOICE ANDRADE; FIGUEIREDO VASCONCELLOS, RAFAEL LEANDRO; BALDESIN, LUIZ FERNANDO; SIEBER, THOMAS N.; BRAN NOGUEIRA CARDOSO, ELKE JURANDY. Dark septate endophytic fungi of native plants along an altitudinal gradient in the Brazilian Atlantic forest. Fungal Ecology, v. 20, p. 202-210, . (11/15262-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONFIM, Joice Andrade. Fungos micorrízicos arbusculares e endofíticos dark septate em áreas de Mata Atlântica em um gradiente altitudinal. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.