Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão/Funcionalidade de vias noradrenérgicas ascendentes ao hipotálamo: Efeitos da desnervação sino-aórtica e do treinamento aeróbio.

Processo: 11/15676-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Lisete Compagno Michelini
Beneficiário:Carla Rocha dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Pressão sanguínea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desnervação Sino-Aórtica | exercício físico | pressão arterial | sistema autômico | Controle Neural da Pressão Arterial

Resumo

Os barorreceptores arteriais são os receptores periféricos mais importantes no controle a curto prazo da pressão arterial (PA), promovendo ajustes do simpático e parassimpático aos efetores cardiovasculares. Para as ocorrências dos ajustes necessários há envolvimento não só de núcleos bulbares, mas também de vias suprabulbares de modulação, responsáveis pelos ajustes finos da circulação em situações específicas, como por exemplo o exercício. As informações aferentes que chegam ao NTS ascendem a áreas suprabulbares por neurônios noradrenérgicos (NORérgicos) projetando-se principalmente a neurônios parvocelulares do núcleo paraventricular do hipotálamo (NPV) que são vasopressinérgicos (VPérgicos) e ocitocinérgicos (OTérgicos), e se projetam a áreas bulbares, fechando um circuito modulatório. Estudos de nosso laboratório mostraram que o treinamento aeróbio (T) aumenta a excitabilidade de neurônios VPérgicos e OTérgicos do NPV, facilitando o controle autonômico ao coração e vasos. Em relação aos efeitos do T sobre a atividade das projeções NORérgicas ascendentes as informações são bastante escassas. Estudo anterior de nosso laboratório indicou aumento da densidade de botões sinápticos e imunorreativos para a dopamina beta-hidroxilase em neurônios OTérgicos do NPV que se projetavam ao NTS. Nada se sabe sobre os efeitos do T em projeções ascendentes a neurônios VPérgicos do NPV que também modulam a atividade bulbar. Desconhecemos também o(s) estímulo(s) que desencadeia(m) estas alterações. Como a desnervação sino-aórtica (DSA) bloqueia os efeitos benéficos do T sobre o sistema cardiovascular, é nossa hipótese que a informação aferente carreada pelos barorreceptores e que ascende ao NPV via projeções NORérgicas seja importante na determinação das alterações plásticas em vias autonômicas centrais pelo T. Pretende-se avaliar os efeitos plásticos e funcionais da DSA associada ou não ao T sobre a plasticidade das vias NORérgicas ascendentes ao hipotálamo, bem como comparar os efeitos do T sobre a sinalização em neurônio VPérgico e OTérgico do NPV.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, C. R.; RUGGERI, A.; CERONI, A.; MICHELINI, L. C.. Exercise training abrogates age-dependent loss of hypothalamic oxytocinergic circuitry and maintains high parasympathetic activity. Journal of Neuroendocrinology, v. 30, n. 8, SI, . (15/24935-4, 11/51410-9, 11/15676-4)
SANTOS, C. R.; RUGGERI, A.; CERONI, A.; MICHELINI, L. C.. Exercise training abrogates age-dependent loss of hypothalamic oxytocinergic circuitry and maintains high parasympathetic activity. Journal of Neuroendocrinology, v. 30, n. 8, p. 13-pg., . (15/24935-4, 11/51410-9, 11/15676-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Carla Rocha dos. Expressão/funcionalidade de vias noradrenérgicas ascendentes ao hipotálamo: efeitos da desnervação sino-aórtica e do treinamento aeróbio.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.