Busca avançada
Ano de início
Entree

A utilização do dispositivo Grindcare® no diagnóstico do bruxismo do sono

Processo: 12/01396-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Paulo César Rodrigues Conti
Beneficiário:Paulo César Rodrigues Conti
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Disfunção temporomandibular  Dor facial  Bruxismo  Eletromiografia  Polissonografia  Diagnóstico bucal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bruxismo | bruxismo do sono | diagnóstico | eletromiografia | questionários | Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial

Resumo

O objetivo deste trabalho será verificar a confiabilidade do aparelho Grindcare® como ferramenta de diagnóstico para bruxismo do sono (BS) em comparação ao exame de polissonografia. Ainda, os objetivos secundários serão: determinar o valor de corte adequado no número de eventos eletromiográficos por noite de sono para o diagnóstico do BS e avaliar a confiabilidade do questionário e exame clínico de BS frente ao diagnóstico realizado por polissonografia e pelo aparelho Grindcare®. Para isso 20 participantes serão selecionados: 10 pacientes da Clínica de Dor Orofacial da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP (FOB-USP) que preencherem os critérios clínicos e polissonográficos propostos pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM, 2005) e de Lavigne et al. (1996) e 10 voluntários saudáveis que comporão o grupo controle. Todos os participantes serão submetidos à anamnese e exame físico, utilização do aparelho Grindcare® e polissonografia. Análise descritiva das variáveis será realizada com verificação de possíveis associações ou correlações entre estas. Valores de especificidade, sensibilidade e valor preditivo positivo serão calculados utilizando as variáveis resultantes do exame com o aparelho Grindcare® em comparação aos dados obtidos na polissonografia. O teste Receiver Operator Characteristic (ROC) será utilizado na criação de curvas de representação gráfica dos valores de sensibilidade e especificidade para determinar o valor de corte adequado no número de eventos eletromiográficos por noite de sono para o diagnóstico do BS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STUGINSKI-BARBOSA, JULIANA; PORPORATTI, ANDRE LUIS; COSTA, YURI MARTINS; SVENSSON, PETER; RODRIGUES CONTI, PAULO CESAR. Agreement of the International Classification of Sleep Disorders Criteria with polysomnography for sleep bruxism diagnosis: A preliminary study. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 117, n. 1, p. 61-66, . (12/01396-2)
STUGINSKI-BARBOSA, JULIANA; PORPORATTI, ANDRE LUIS; COSTA, YURI MARTINS; SVENSSON, PETER; RODRIGUES CONTI, PAULO CESAR. Diagnostic validity of the use of a portable single-channel electromyography device for sleep bruxism. Sleep and Breathing, v. 20, n. 2, p. 695-702, . (12/01396-2)