Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações estruturais através da técnica de morfometria baseada em voxel (VBM) em pacientes com Doença de Parkinson

Processo: 12/05286-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Anelyssa Cysne Frota D'Abreu
Beneficiário:Maria Cristina Arci Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia   Doença de Parkinson   Morfometria   Neuroimagem   In vivo   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alterações morfológicas na DP | Estágios de Braak | Mudanças clínicas na DP | Vbm | Neurologia

Resumo

A primeira descrição da Doença de Parkinson (DP), de James Parkinson, em 1817 limitou-se a manifestações motoras. Gowers, em 1893, descreveu os principais sintomas: tremor, rigidez e postura flexionada. Anos depois, foram descobertas inclusões citoplasmáticas, os corpos de Lewy (LB), uma das maiores marcas patológicas. Iniciando-se a era moderna do entendimento da DP, verificou-se deficiência de dopamina neostriatal na DP. A DP é definida pela degeneração progressiva dos neurônios dopaminérgicos do sistema nigroestriatal e de outras redes neuronais causadas pela perda progressiva da neuromelanina nos núcleos de projeção da substância negra parte compacta (SNc) e muitos outros núcleos subcorticais associados com a ocorrência generalizada de corpúsculos de Lewi. À medida que a doença progride, a formação intracerebral de LB, que começa em áreas definidas, avança afetando componentes dos sistemas autonômico, límbico e somatomotor. Em 2002, Braak propôs um estagiamento em seis etapas para a DP, demonstrando a ascendência do tronco cerebral em direção a áreas neocorticais. Até o momento, a maioria dos estudos que utilizaram a VBM em pacientes com DP fizeram análises comparativas pontuais. Justifica-se, dessa forma, um estudo mais abrangente e que faça correlações entre o curso clínico e mudanças morfológicas, ainda não definitivamente validadas pelo estagiamento de Braak. O objetivo do estudo é comparar pacientes com DP e grupo controle e avaliar as diferenças morfométricas através da morfometria baseada em voxel (VBM), correlacionando-as com marcadores clínicos da DP. Todos serão avaliados através de revisão da sua história, exame neurológico completo e aplicação de escalas validadas para a avaliação de pacientes com DP. A morfometria baseada em voxel (VBM) é uma análise global do cérebro, e elucida diferenças focais em diferentes regiões cerebrais, usando a abordagem estatística do mapeamento estatístico paramétrico. Correlações entre o curso clínico e mudanças morfológicas ainda não foram definitivamente validadas. A utilização de técnicas de neuroimagem permite o estudo de alterações in vivo, e podem dessa forma, confirmar os achados previamente sugeridos.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, MARIA C. A.; CAMPOS, LIDIANE S.; GUIMARAES, RACHEL P.; PICCININ, CAMILA C.; AZEVEDO, PAULA C.; PIOVESANA, LUIZA G.; DE CAMPOS, BRUNNO MACHADO; SCARPARO AMATO-FILHO, AUGUSTO C.; CENDES, FERNANDO; D'ABREU, ANELYSSA. Does side of Onset influence the Pattern of cerebral atrophy in Parkinson's Disease?. FRONTIERS IN NEUROLOGY, v. 7, . (12/05286-7)
GUIMARAES, RACHEL PAES; ARCI SANTOS, MARIA CRISTINA; DAGHER, ALAIN; CAMPOS, LIDIANE SOARES; AZEVEDO, PAULA; PIOVESANA, LUIZA GONZAGA; DE CAMPOS, BRUNNO MACHADO; LARCHER, KEVIN; ZEIGHAMI, YASHAR; SCARPARO AMATO-FILHO, AUGUSTO C.; et al. Pattern of Reduced Functional Connectivity and Structural Abnormalities in Parkinson's Disease: An Exploratory Study. FRONTIERS IN NEUROLOGY, v. 7, . (13/03358-3, 11/19958-4, 12/05286-7)